Caminhos do STEM: curso gratuito para inovar no ensino de Ciências

-

Caminhos do STEM: curso gratuito para inovar no ensino de Ciências

Aprenda mais sobre essa abordagem e crie um projeto com seus(suas) estudantes para participar do Prêmio Respostas para o Amanhã

Por Stephanie Kim Abe

Para quem nunca ouviu falar, STEM é uma sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e que denomina uma abordagem que integra todas essas áreas e esses conteúdos e propõe itinerários flexíveis no ensino das Ciências da Natureza e da Matemática. 

Quem já trabalha com essa abordagem sabe que o STEM trabalha com metodologias ativas e tem como um dos seus pressupostos o protagonismo estudantil. Como explica Mariana Lorenzin, professora especialista nessa abordagem e consultora do Prêmio Respostas para o Amanhã:

Quando o(a) professor(a) planeja um projeto ou uma sequência didática orientada pelo STEM, ele(a) já se coloca no papel de mediador, enquanto que quem está com a mão na massa são os próprios estudantes. O(A) professor(a) é um(a) orientador(a) da aprendizagem, motiva as questões que são trazidas pelos(as) estudantes, que têm o protagonismo e o interesse como base desse processo.”

Mariana Lorenzin

Por todos esses motivos, aprender mais sobre a abordagem STEM é uma forma de inovar no ensino de Ciências na sala de aula e promover a investigação e o trabalho por projetos e em equipe. 

Apresentar os elementos básicos da e trazer reflexões sobre essa abordagem é o foco do curso Caminhos do STEM, do Prêmio Respostas para o Amanhã. Gratuito, autoformativo e on-line, tem carga de 20 horas e está organizado em 6 módulos:

  • Módulo 1 – O ensino de Ciências
  • Módulo 2 – A abordagem STEM
  • Módulo 3 – Projetos STEM
  • Módulo 4 – Aprendizagens no STEM
  • Módulo 5 – Plano de projeto STEM
  • Módulo 6 – A avaliação no STEM
Foto: arquivo pessoal

Caminhos do STEM começa trazendo um histórico e provocações sobre o ensino de Ciências, por exemplo, como ele se constrói ao longo do tempo e quais são os impactos na aprendizagem. O curso traz essa reflexão sobre as mudanças de contexto e como, diante disso, não é possível continuar com práticas que não atendem mais uma realidade social.
Nesse sentido, o material apresenta o STEM como uma inovação do ensino de Ciências, apresentando seus pilares, como ele dialoga com a realidade e com o(a) jovem de hoje, e como ele traz mudanças também para a prática do(da) professor(a). É um curso que tem como proposta promover a reflexão sobre o que a gente faz na sala de aula.”

Mariana Lorenzin

Saiba mais sobre o STEM nesse infográfico


Um projeto para cada realidade

Para a especialista, o curso é interessante tanto para docentes de todas as etapas de ensino. Tanto para quem já conhece a abordagem como para quem está entrando em contato com ela pela primeira vez.

Ela destaca o embasamento teórico sobre o qual o curso foi construído – há indicações bibliográficas para quem quer se aprofundar no tema – e também a proposta final do curso, que desafia educadores(as) a construir um plano de projeto que se adeque à sua realidade. 

Não é um curso que traz uma receita do que fazer, mas sim pressupostos para que cada educador possa construir, de acordo com a sua realidade (contexto da escola, recursos disponíveis, parcerias possíveis).”

Mariana Lorenzin

O curso está disponível via site, ou pelo app Respostas para o Amanhã, que é gratuito e pode ser baixado em celulares Android via Google Play Store. É preciso se cadastrar no site do Prêmio para acessar todo o conteúdo.

Acesse o curso aqui


Últimos dias para se inscrever na 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã!

Educadores(as) da rede pública que se animarem a construir um projeto junto com um grupo de alunos(as) para resolver um problema real, utilizando a abordagem STEM, podem aproveitar para participar do Prêmio Respostas para o Amanhã. 

O Prêmio tem como foco educadores(as) das áreas de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias e estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. Alunos(as), docentes e escolas responsáveis pelos projetos serão contemplados(as) com certificados e prêmios, conforme cada etapa de seleção.

As inscrições para a 8ª edição estão abertas até segunda-feira (dia 19/07). Não perca a oportunidade de desenvolver projetos científicos com seus(suas) estudantes, com o apoio de especialistas e ainda concorrer a prêmios!

Saiba mais sobre o Prêmio e como se inscrever no vídeo abaixo:

Inscreva-se já no Prêmio Respostas para o Amanhã


Veja também