Pense Grande Digital: novo guia para informar e engajar jovens empreendedores

-

Pense Grande Digital: novo guia para informar e engajar jovens empreendedores

Conheça a metodologia, as referências e os valores do Pense Grande Digital, uma formação gratuita em aplicativo sobre empreendedorismo social

Por Stephanie Kim Abe

Fomentar nos jovens, principalmente da periferia, a cultura empreendedora de impacto social, por meio do reconhecimento dos seus próprios talentos e habilidades e da utilização da tecnologia. Este é o objetivo do Pense Grande Digital, uma formação realizada a distância e totalmente gratuita por meio do aplicativo de mesmo nome.

Para quem ficou curioso(a) e quer aprender mais sobre a metodologia por trás desse app – uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo com coordenação técnica do CENPEC Educação -, o Guia de Bolso Pense Grande Digital pode ser a solução.


Clique aqui para acessar o guia de bolso


Por ser uma oferta massiva, com um grande número de participantes (cerca de 1,9 mil, atualmente), havia uma preocupação em fazer com que os(as) participantes entendessem de forma rápida e clara como funciona o Pense Grande Digital – afinal, é uma formação intensiva que leva cerca de 16 semanas (oferta integral). Assim, foi-se elaborado este documento pela equipe de mediadores(as) da formação.

Imagem de Claudiana Cabral, técnica do CENPEC Educação.
Imagem: Arquivo pessoal.

O Guia de Bolso é tanto um material informativo e de apresentação, utilizado no início da formação, como um cartão de visita, em que apresentamos um pouco a nossa metodologia, as perguntas que nos norteiam, e os nossos valores – como a autonomia juvenil e o questionamento. É também uma forma de engajamento, porque ele é um material atrativo que pode despertar o desejo do ou da participante em dar continuidade à formação

Claudiana Cabral, técnica de projetos do CENPEC Educação

O Guia começa apresentando as perguntas que iniciam a trajetória de autoconhecimento da formação. “Quais as coisas que você mais gosta de fazer?”, “quais talentos você possui?”, “que sonhos tem para você?”, “quem são as pessoas mais próximas de você?”, “o que você gostaria que fosse melhor?” e “do que você sente falta no seu bairro, na sua escola, no seu trabalho?” são algumas delas.

Depois, há explicações referentes a atitude empreendedora – um dos pilares fundamentais da trilha formativa, junto com impacto social e tecnologia -, a metodologia em si, a equipe de mediação e as fases que compõem a formação.

Imagem do Guia de Bolso Pense Grande Digital, sobre o reconhecimento de uma atitude empreendedora.
Conteúdo sobre atitude empreendedora presente no Guia de Bolso Pense Grande Digital

“No final, temos um conteúdo ‘motivacional’, em que trazemos exemplos de empreendedores(as) sociais da Rede Pense Grande e de instituições e redes que fazem um trabalho bacana para inspirar os participantes a realmente traduzir a sua ideia de projeto e implementá-la”, diz Claudiana Cabral.

O app Pense Grande Digital está disponível nas lojas Apple Store e Google Play. Quem completa toda a formação, realizada em plataforma gamificada e interativa, recebe um certificado.


Entenda mais sobre como funciona a formação Pense Grande Digital


Veja também