O território como potência: novos olhares, novas perspectivas

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O território como potência: novos olhares, novas perspectivas

6ª edição da Revista Territórios em Movimento traz reflexões sobre articulação territorial e a importância de trabalhar em sintonia com o contexto local

Por Stephanie Kim Abe

Uma das principais premissas da educação integral é a articulação com o território. Mas o que é o “território”? Estamos falando de um espaço físico apenas? Ou ele tem a ver também com relações? Qual é, de fato, a sua importância?

É a partir dessa reflexão central que a nova edição da Revista Educação Integral: Territórios em Movimento foi construída. Na publicação, são utilizados duas definições diferentes do termo, que se complementam.

Para o renomado geógrafo Milton Santos (1926 – 2001):

“(…) o território em si não é um conceito. Ele só se torna um conceito quando o consideramos a partir do seu uso, a partir do momento em que o pensamos, juntamente, com aqueles atores que dele se utilizam” (Santos, 2000)

A definição de Dirce Koga (1964 – 2021), assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), segue o mesmo caminho, ao dizer que:

“(…) o território se constitui a partir da sua relação com as pessoas que se utilizam dele estabelecendo uma relação inseparável entre ambos. Neste sentido, o território diz respeito à realidade da vida coletiva e se concretiza através das diversas relações que acontecem nele, sejam sociais, de vizinhança, de solidariedade e de poder. É nele, também, que as desigualdades sociais se tornam evidentes.” (Koga, 2003)

Pensando dessa forma, podemos afirmar que se existe relação entre as pessoas e as instituições, então existe território. E mais, as organizações também compõem as tramas de relações que constituem os territórios em que atuam.

Acesse a 6ª edição da Revista Territórios em Movimento aqui

Por isso, a Revista traz questionamentos que levam à análise e reflexão sobre como as organizações da sociedade civil estão se articulando com o território, de que maneira é feita essa escuta e participação, quais as relações criadas entre os diferentes entes que compõem esse território etc. 

A publicação traz ainda dicas de indicadores, leituras e outros materiais que podem ser ferramentas nessa análise, e apontamentos sobre a diferença entre um paradigma da ausência x paradigma da potência:

(…) precisamos dar visibilidade e reconhecer as estratégias de sobrevivência que, historicamente, as populações desses territórios vêm realizando. Temos de ter em mente que o território não é só carências, ele também tem suas potências (…)”

Revista Educação Integral: Territórios em Movimento

A publicação está disponível de forma on-line e gratuita no site do Programa Itaú Social Unicef. O Programa é uma parceria entre Itaú Social, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Cenpec que busca formar e fomentar OSCs que promovam a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes para o aprimoramento de suas práticas e o alcance de resultados de qualidade.

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