Programa Itaú Social UNICEF

-

Programa Itaú Social UNICEF

Parceiro investidor

Itaú Social e UNICEF

Abrangência

Nacional

Parcerias

Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, CONGEMAS, UNDIME, CONSED, Todos Pela Educação.

Público

Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam com crianças e adolescentes na perspectiva da educação integral e inclusiva.

Programa de formação e fomento financeiro voltado a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que promovem a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes. A iniciativa nasce das experiências e conquistas do Prêmio Itaú-UNICEF, que por 25 anos reconheceu e deu visibilidade a projetos de Organizações da Sociedade Civil voltados ao desenvolvimento pleno das novas gerações.

O Programa Itaú Social UNICEF oferece um processo de inscrição formativo gratuito em ambiente virtual de aprendizagem (percurso formativo), em que as OSCs consideradas aptas no período de adesão participam de atividades reflexivas e práticas para o fortalecimento institucional, aprimoramento de suas práticas e melhoria dos resultados de sua atuação nos territórios.

As atividades do percurso formativo têm o objetivo de provocar a reflexão sobre a atuação das Organizações em três eixos: o desenvolvimento institucional, o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e a articulação no território. A temática da diversidade, com foco nos marcadores sociais de raça, etnia, gênero, sexualidade e pessoa com deficiência, estará presente de maneira transversal. Ao longo da formação, as OSCs receberão apoio técnico para produzir planos de Intervenção, considerando a escuta dos territórios e do público atendido.

Com base na análise da participação, dos materiais produzidos ao longo do percurso e dos planos de intervenção realizados, uma comissão selecionará 40 OSCs para receber assessoria técnica e fomento financeiro de até R$ 100.000,00 durante 18 meses para implementação de seus planos de intervenção.

Com base em critérios de vulnerabilidades socioeconômicas e educacionais, o Programa irá priorizar organizações localizadas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste para garantir a equidade na distribuição das vagas de fomento pelo território brasileiro.

Além disso, será constituída uma rede pela educação integral e inclusiva, aberta a todas as OSCs, com o objetivo de promover a colaboração na construção de soluções inovadoras e eficientes.


Destaque

O Programa tem como diferencial oferecer formação para OSCs de todo o Brasil com o objetivo de promover seu fortalecimento institucional, aprimorar a escuta dos territórios e ampliar a colaboração com parceiros locais tendo em vista a melhoria da educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes.