Leve a Semana Mundial do Brincar pra sua cidade!

-

Leve a Semana Mundial do Brincar pra sua cidade!

Com o tema “Confiar na força do brincar”, o evento promove a valorização do brincar no desenvolvimento infantil e como direito de toda criança; saiba como e por que instituí-la no calendário oficial do seu município e participe do nosso mural colaborativo!

Por Stephanie Kim Abe

O Dia Mundial do Brincar é comemorado no dia 28 de maio. E, todo ano, a Aliança pela Infância promove, por volta dessa data, a Semana Mundial do Brincar, com o intuito de valorizar o direito ao brincar e reforçar a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças

Mesmo durante a pandemia, o evento, que costuma mobilizar pessoas de todo o mundo a realizar brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa e outras atividades em torno de um tema comum, continuou acontecendo, mas com algumas adaptações. Afinal, as crianças continuaram brincando, ainda que de outras formas e em outros espaços, durante esse período de reclusão e isolamento social.

Como explica Letícia Zero, coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância:

Foto: acervo pessoal

A pandemia foi muito pesada às crianças, porque elas foram privadas de convivência, algo que é tão fundamental para o seu desenvolvimento. As crianças pequenas, por exemplo, nem chegaram a passar por essa experiência e já se viram confinadas.
As experiências de brincar ficaram empobrecidas, porque as crianças tinham menos possibilidades de espaços, de interações. Ao mesmo tempo, novos repertórios foram ampliados e outras possibilidades foram redescobertas – como a de brincar em casa, tema do evento ano passado.”

Letícia Zero

Dadas essas limitações, a Semana Mundial do Brincar deste ano, que acontece de 21 a 29 de maio, foca no desenvolvimento da confiança, que foi muito impactada. Enclausuradas ou estimuladas a manter o distanciamento de outras pessoas, muitas crianças passaram a ver “o outro” como uma ameaça, um perigo.

O brincar é uma maneira potente de retomar essa convivência e interação em sociedade – tanto que o tema “Confiar na força do brincar” deve pautar todos os eventos realizados pela Aliança ao longo deste ano. 

“Na carta de princípios da Aliança pela Infância, lemos que ‘a infância é tempo de aprender a confiar’. Porque o brincar é a linguagem com a qual a criança interage o tempo todo com os espaços e as pessoas e descobre a sua relação com o mundo ao seu redor. Ele permite que ela entenda as suas potências e os seus limites, e que ela desenvolva valores, gostos pessoas, habilidades, convivência. O brincar é, portanto, o lugar de a criança aprender a confiar no outro e em si mesma”, explica Letícia. 

A coordenadora ainda chama atenção para a importância de estimular o brincar livre, reforçando o papel da pessoa adulta nesse processo, sem impor muitos limites ou direcionamento:

É fato que as crianças perderam muitas oportunidades de aprendizado nos últimos dois anos. Mas não devemos ficar aflitos para criar estruturas de brincar pedagógicas, dirigidas. Nosso papel é acolher e criar intencionalidade ao disponibilizar materiais e espaços seguros e livres para que o brincar aconteça livremente e de forma espontânea, de acordo com o interesse de cada criança. Pode ser na cozinha, brincando de lavar louça, como na escola ou na praça. O brincar pode ser muito mais simples do que pensamos.”

Letícia Zero

Saiba mais sobre as diferentes infâncias e as ameaças aos direitos das crianças hoje


Que tal incluir o brincar no calendário municipal?

Algumas cidades e estados brasileiros têm abraçado a Semana Mundial do Brincar de tal maneira que acabaram incluindo o evento no calendário oficial de seus municípios. Em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo, por exemplo, a lei instituindo a Semana Municipal do Brincar foi aprovada em 2014. 

Seguindo esse movimento, a Aliança pela Infância, junto com o Movimento Unidos pelo Brincar, lançou em setembro de 2021 o guia Como implementar a Semana Municipal do Brincar na sua cidade. O documento traz um passo a passo para que gestão pública e sociedade civil construam um marco legal que não apenas promova um evento, mas valorize de fato tempo e os direitos da infância. 

Como explica Fabiana Moraes, advogada especialista em direito das crianças e uma das autoras do guia:

Foto: acervo pessoal

O direito de brincar está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Então a ideia do nosso projeto de incidência política é apoiar municípios nessa apresentação de projetos de lei que instituam não apenas uma data festiva, mas sejam marcos legais importantes para desenvolver outras políticas públicas necessárias pra que o direito de brincar seja efetivo naquele território.” 

Fabiana Moraes

O documento traz informações e subsídios sobre a importância do brincar como direito universal de todas as crianças e os aspectos legislativos e institucionais da situação da infância no Brasil hoje; e relata experiências de municípios que aprovaram leis e ações de implementação das mesmas.

A publicação reforça a necessidade de criar esse movimento por meio da participação social e ainda fornece modelos de como escrever o projeto de lei. 

Vale lembrar que essa minuta de projeto de lei não é uma receita de bolo, porque cada município tem as suas particularidades e as características do território devem ser levadas em conta nesse documento. Alguns municípios têm brincadeiras específicas, relacionadas a sua ancestralidade e a diferentes concepções de infância, o que impacta nos espaços, recursos e mobiliário urbano que são utilizados na Semana Municipal do Brincar. Mas a ideia principal é que ela deixe um legado para o ano todo e que ela paute o brincar na agenda pública, envolvendo não só a Secretaria de Educação, mas outras áreas e todo o sistema de garantia de direito das crianças e dos adolescentes. Vemos esse movimento acontecendo nas cidades que têm aprovado essas leis.”  

Fabiana Moraes


Vamos brincar?

Qualquer pessoa pode participar da Semana Mundial do Brincar, que acontece do dia 21 a 29 de maio. Não é preciso inscrição prévia ou organização estruturada. 

Porém, vale inscrever as suas atividades no site da Aliança, o que permite que elas sejam inseridas na programação nacional que fica disponível no site e nas redes sociais da organização, impulsionando assim a divulgação das suas atividades e do evento como um todo. 

Inscreva sua atividade na Semana Mundial do Brincar 2022


#Brincar na Educação

O Cenpec tem como um dos focos de sua atuação o desenvolvimento integral de crianças e as infâncias. Por isso, para somar ao conteúdo sobre a temática já presente no Portal, publicaremos mais oficinas e reportagens especiais que versam sobre o brincar. 

Mais do que isso, queremos convidar vocês a interagir com a gente aqui e em nossas redes sociais, resgatando e compartilhando as brincadeiras que marcaram sua infância. Quais dessas vocês ainda brincam com as crianças? Participe e compartilhe pela hashtag #BrincarnaEducacao.

Escreva abaixo!

Criado com o Padlet


Veja também