Aprender fazendo

-

Aprender fazendo

Conheças as propostas didáticas da nossa seção Oficinas

Ensinar e aprender de forma participativa, lúdica e significativa, por meio de propostas que envolvem temáticas e linguagens diversas, e que dialogam com a realidade dos estudantes. Esses são alguns dos princípios que regem as sugestões de atividades da seção Oficinas.

Lá você encontra propostas inter e multidisciplinares, explorando recursos multimídia do próprio Portal CENPEC Educação e outros objetos e sites disponíveis na rede. O objetivo é promover a leitura crítica, a seletividade de conteúdos e a criatividade em sala de aula, estimulando a parceria entre educadores e educandos, e destes entre si, no cotidiano do ensino-aprendizagem.

Entre as oficinas, você encontra propostas envolvendo diversas linguagens artísticas, como Criando poemas visuais, Vamos fazer um sarau? e No mundo dos fanzines.

Outras focam a escola e a articulação com o entorno, como Cartografando a escola, Um cineclube na comunidade e Falando de nossos territórios.

Os textos multimodais, compostos por linguagem escrita e não escrita (desenho, foto, áudio, vídeo), são explorados em Lendo infográficos e E se fosse verdade?.

As ciências da natureza e a matemática também estão presentes, em uma perspectiva interdisciplinar, em Mitos e lendas no ensino de ciências, Jogar: uma estratégia de letramento cartográfico e Lendo, interpretando e resolvendo problemas.

A fim de arejar as práticas educativas com diferentes olhares, entre os autores e as autoras das oficinas, estão especialistas de diversas áreas, assim como artistas e arte-educadores, que trazem sua experiência com as linguagens e temáticas exploradas.

É importante ter em mente que não se trata de receitas fechadas. Ao contrário, as oficinas são um diálogo com os educadores e as educadoras, os verdadeiros especialistas na arte de ensinar, que, com conhecimento e sensibilidade, dão vida e corpo à educação no dia a dia com os estudantes, em busca de uma aprendizagem significativa.

Assim, as propostas estão abertas à adaptação e a recriação pelos professores e educadores, já que o ensino-aprendizagem se constrói em conjunto com os sujeitos envolvidos.

Acesse as oficinas do Portal CENPEC Educação

Que tal explorar e experimentar as atividades com seus estudantes? Depois, compartilhe as experiências desenvolvidas e traga suas sugestões, reflexões e críticas. Sua colaboração é fundamental para a criação de práticas pedagógicas voltadas a uma educação significativa e de qualidade a todos.

Deixe um comentário