A produção textual do relato de prática: conheça o percurso CENPEC -

-

A produção textual do relato de prática: conheça o percurso

Especial produzido pelo Portal Escrevendo o Futuro convida professoras(es) a refletir sobre o que contar e como organizar a narrativa de um relato de prática

Por Stephanie Kim Abe

O relato de prática é um texto escrito com o propósito de contar experiências vivenciadas com a turma em sala de aula. Mas vários questionamentos podem surgir nesse exercício de escrita: por que escrever um relato de prática? O que narrar? Para quem? Para quê? Que formato tem esse texto? 

Foi pensando em ajudar professoras e professores nesse processo que o Programa Escrevendo o Futuro lançou o percurso A produção textual do relato de prática.

A proposta foi desenhada para conhecer e comentar relatos de prática, destacar pontos fortes e pontos que poderiam melhorar, refletir sobre o que contar e como narrar experiências, preparar as narrativas e compartilhá-las com um coletivo de professoras e professores.

O material é composto por cinco passos, cada um deles com quatro atividades. O percurso todo foi desenhado para ser realizado de acordo com o ritmo e a experiência de cada docente, e está disponível gratuitamente no Portal Escrevendo o Futuro. 


📝 Clique aqui para acessar o percurso


Veja também