Mapa da literatura brasileira

-

Mapa da literatura brasileira

Capitu e seus olhos de ressaca. Emília e sua torneirinha de asneira. O canto de morte do bravo I-Juca Pirama. Os becos lodosos da velha Goiás, onde o olhar poético de Cora Coralina vê polmes dourados. O humor clássico-popular das personagens de Ariano Suassuna. As literaturas periférica, afro-brasileira e indígena dando vez a vozes que ecoam das margens desde os primórdios de nossa história…

São muitos(as) autores(as), personagens, tramas que transitam das veredas de nossas letras ao imaginário de cada leitor(a). É este o sujeito, nunca passivo, que, abrindo as páginas de um livro, tece pontes entre tempos e espaços, desvendando a si e outros mundos para além da sua realidade imediata.

Clique na imagem abaixo e explore a diversidade e a riqueza de nossa literatura!

Este Especial foi uma produção de muitas mãos. Leitores e leitoras de todas as idades, regiões e níveis de escolaridade participaram com indicações de autores(as) e obras por meio de uma campanha realizada entre agosto e setembro de 2015, na Plataforma do Letramento (Cenpec).

O material apresenta também uma linha do tempo relacionando fatos históricos e literários, um quiz para você testar seus conhecimentos sobre literatura brasileira, dicas de como trabalhar a leitura literária na escola e ainda uma midiateca com sugestões de livros, sites, vídeos e outros materiais sobre o tema.


Veja também