-
Vamos criar podcasts?
Autora da oficina: Paola Prandini, educomunicadora e jornalista. Oficina publicada originalmente em 2014 na Plataforma do Letramento (Cenpec).
- Tamara Castro
Trabalho com a linguagem de rádio por meio da criação de arquivos de áudio digital (encontros presenciais ou remotos).
Crianças, adolescentes e jovens a partir de 10 anos.
Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.
3 a 5 encontros de 1h30min cada.
A escola divide seu espaço com outras formas de aprendizagem e disputa a atenção de crianças, adolescentes e jovens com diferentes práticas sociais e tecnologias, sobretudo as interativas, como a internet e os programas de televisão que convidam os telespectadores a enviar comentários e sugestões de reportagens, por exemplo, além dos videogames, iPods, celulares, entre outros aparelhos eletrônicos.
Imagina-se que, em algumas atividades entediantes, se pudesse, o(a) estudante apertaria um botão e desligaria o(a) professor(a), ou ao menos trocaria de canal. Nesse cenário, uma pergunta vem à mente:
Comunicação e educação são indissociáveis. Juntas, elas podem proporcionar uma nova realidade para a escola. É possível facilitar o aprendizado e colocar em pauta assuntos e conhecimentos que antes não transitavam por esses espaços (e ainda hoje se apresentam de modo tímido). Além disso, a aliança entre educação e comunicação – que muitos estudiosos hoje chamam pelo termo educomunicação − potencializa a transformação de estudantes em cidadãos(ãs) conscientes e críticos(as).
Esse é um dos objetivos desta oficina, que propõe o trabalho com rádio por meio de podcasts (arquivos de áudio digital). Por meio de podcasts, é possível ouvir e baixar arquivos de áudio on-line, basta ter conexão de internet.
Com essa prática, podemos colaborar para um ambiente educativo que ofereça oportunidades iguais aos estudantes, favoreça a comunicação e o respeito pelo(a) outro(a) – e por sua opinião − como pilar para a vida em uma sociedade democrática. Sem contar a importância de ter voz dentro e fora dos espaços educativos!
A palavra podcast vem de pod (de iPod, aparelho reprodutor de áudios digitais em formato de arquivo) + cast (de broadcast, radiodifusão, transmissão de sinais de rádio e TV).
O trabalho com rádio é também uma excelente oportunidade de envolver crianças, adolescentes e jovens em práticas letradas abrangendo oralidade e escrita, o que pode colaborar para a ampliação das formas de expressão e para o letramento digital dos(das) envolvidos(as).
Nossa proposta é produzir coletivamente pequenos programas em áudio e disponibilizá-los em blogs ou sites. Se o objetivo for ampliar os horizontes, vocês podem publicar as produções em sites para armazenamento de podcasts (como os citados na lista de materiais). Assim, qualquer pessoa no mundo poderá conferir on-line as produções.
Vale dizer que não há nenhuma limitação do que pode ser disponibilizado em podcast: desde um depoimento breve até um programa de rádio completo (veja exemplo de lauda). No entanto, é sempre bom lembrar que, quanto mais objetiva, melhor a produção em áudio!
Em qualquer produção que faça uso de mídias na educação, é essencial iniciar com uma roda de conversa para identificar o repertório trazido pelos participantes e seus interesses em relação ao processo.
A dica é começar com perguntas-chave, por exemplo:
Esporte e letramento
Como promover uma roda de debates sobre esporte e letramento? Assista ao vídeo sobre a experiência com jovens em São Miguel Paulista.
Após a discussão, é interessante ressaltar que rádio é um tipo de mídia popular, informal e que geralmente usa linguagem coloquial. Além disso, no caso de um podcast, a audição não ocorre apenas durante a transmissão, ou seja, o(a) espectador pode ouvir em outro momento, quantas vezes quiser.
Com base na conversa inicial, você pode criar uma lista de programas de rádio e podcast citados pelos(as) estudantes, além de outras sugestões que considere interessante que eles(elas) conheçam. Assista a alguns com a turma e combine que ouçam outros observando os temas, tipos de programa e estilo de linguagem. Peça que cada um(a) anote suas observações, impressões e ideias sobre os programas.
Organize uma nova roda de conversa para retomar com a turma as observações, ideias e impressões sobre os programas de áudio a que assistiram. Você pode fazer perguntas que os(as) oriente a perceber características da linguagem de rádio.
Em seguida, conte para a turma que vocês vão criar seu próprio programa de rádio!
Para começar a produzir um programa de rádio coletivo usando o podcast com um grupo de crianças, adolescentes ou jovens, você pode seguir estas etapas:
Organize com a turma as etapas e tarefas para o projeto, que pode levar mais alguns encontros.
É importante que a avaliação das práticas seja contínua, ao longo de todas as etapas do processo. Dessa forma, é possível construir ambientes dialógicos, que valorizam a expressão e a opinião de todos(as) os(as) envolvidos(as).
A dica é sistematizar indicadores para avaliações periódicas, como:
Com essas sugestões, pretendemos promover a reflexão crítica sobre o poder das mídias na sociedade e sobre a necessidade de todos os indivíduos terem voz legitimada nos diversos espaços sociais. A criação de programas de rádio usando o podcast é uma proposta midiática que, além de favorecer o letramento digital, contribui para a construção coletiva de um ambiente educativo democrático e cidadão.
A seguir, você pode assistir a um curso completo sobre o programa de edição e gravação de áudio Audacity.
Sites como Soundcloud e Podomatic são muito úteis para divulgar a produção radiofônica. Assim que tiverem o programa salvo no formato mp3, vocês podem acessar o site, criar uma conta e subir o áudio. Feito isso, o próprio site criará um link embed (“embedar” é embutir um vídeo ou áudio em um ambiente na internet etc.). Vocês podem copiar e colar esse link em um blog ou site de preferência. Dessa forma, qualquer pessoa pode ouvir o áudio.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |