-
Oficina: o ser humano e a natureza
Oficina promove o respeito ao meio ambiente por meio da percepção sensorial da natureza. Autoria: Educação&Participação.
- Tamara Castro
Experiência de contato com a natureza, pela percepção sensorial.
Cadernos ou bloquinhos para fazer anotações e/ou desenhos, lápis e canetas coloridos para desenhos, lápis e canetas para
anotações.
Despertar o grupo para a importância da preservação da natureza.
Promover a observação do ambiente natural, dos seres que ali vivem (plantas, animais, minerais), e a relação entre si.
Crianças
Parque público da cidade ou região.
1 encontro de 90 min (sem contar o deslocamento até o local) + encontro de 30 min para uma conversa coletiva avaliativa
O respeito ao meio ambiente está intimamente ligado ao contato e à intimidade com a natureza. Quanto mais cedo esse contato se der, com qualidade e frequência, mais cedo se desenvolverá a responsabilidade pessoal no cuidado com o ambiente natural.
Visitas a parques, reservas ambientais, contemplação e observação de animais e plantas, brincadeiras e outras atividades em espaços abertos devem fazer parte da vida das crianças, junto à família, com a escola ou outros espaços educativos.
As questões ambientais estão cada vez mais presentes nas diversas esferas da sociedade. Nesse sentido, a educação ambiental se tornou essencial nos espaços e processos educativos, especialmente no início da escolarização. Crianças bem formadas e informadas sobre si e seu papel na coletividade se tornam adultas(os) mais responsáveis e solidárias(os) na busca por soluções a problemas que dizem respeito a todas(os).
A Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/99) entende como “educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
Nas Diretrizes Curriculares. Nacionais para a Educação Ambiental (MEC, Resolução n. 2/2012), a temática ambiental está presente como tema transversal dos currículos escolares das redes e sistemas de ensino brasileiros, permeando toda prática educacional, “mediante temas relacionados com o meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental”. Assim, a educação ambiental deve ser uma prática educativa integrada e interdisciplinar, contínua e permanente em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino.
Educação ambiental envolve o entendimento de uma educação cidadã, responsável, crítica, participativa, onde cada sujeito aprende com conhecimentos científicos e com o reconhecimento dos saberes tradicionais, possibilitando a tomada de decisões transformadoras a partir do meio ambiente natural ou construído no qual as pessoas se inserem. A educação ambiental avança na construção de uma cidadania responsável, estimulando interações mais justas entre os seres humanos e os demais seres que habitam o planeta, para a construção de um presente e um futuro sustentável, sadio e socialmente justo.”
Resolução n. 2/2012
Embora alguns entendimentos restrinjam essa temática às Ciências da Natureza e à Geografia, a educação ambiental possibilita debater o conteúdo itinerário dos demais componentes curriculares. Se trabalhada de forma transversal em todas as áreas do conhecimento, a educação ambiental se torna um caminho para construir valores, conhecimentos, habilidades, competências e atitudes essenciais para a sustentabilidade e a qualidade de vida de todas(os) no planeta.
A oficina deverá ser feita fora do espaço da organização ou escola. Será, então, preciso tomar todas as
providências para levar o grupo até o parque escolhido. (Veja sugestões de preparação para esta saída na
oficina “Entrevista com o esportista”).
Escolha um parque da cidade ou região onde haja diversidade de seres vivos (plantas e animais) e que seja seguro para as crianças (verifique, por exemplo, se o parque é cercado, se há agentes no local que podem acompanhar e observar as crianças, etc.). É importante deixar as crianças livres nesse local, pois só assim poderão explorar a área com certa autonomia.
Peça ajuda a agentes do próprio parque ou outros adultos nessa visita. As crianças devem ficar à vontade, mas é importante monitorar a distância. Sempre que possível, deve um adulto responsável deve ficar por perto, para garantir que ninguém se envolva em situações perigosas ou arriscadas, por exemplo, subir numa árvore, pegar animais (como pequenos insetos) vivos, tocar em plantas desconhecidas.
Oriente as crianças a registrarem suas impressões desse passeio por meio de desenhos ou pequenas notas no bloquinho. Todas(os) devem ficar atentos aos sons, texturas, cores, formas, cheiros e tudo o mais que puderem sentir e perceber, e observar especialmente como os seres vivos (plantas e animais) se relacionam uns com os outros e com o entorno (o relevo, as águas, as pedras…).
Organize o grupo num ponto do parque e combine o tempo para o passeio. Combine também uma hora em que todas(os) devem retornar ao ponto inicial.
Ao retornar à organização ou escola, combine com o grupo um dia para fazerem uma conversa avaliativa sobre o passeio.
Nesse momento, as anotações do grupo podem ser comparadas entre si e todos devem poder falar sobre o que viram, ouviram, sentiram.
Você pode provocar o grupo com algumas questões, para saber se foram capazes de perceber
como os seres vivos do parque se relacionam uns com os outros e com o entorno. Por exemplo:
Faça por escrito o registro dessa conversa.
Depois da avaliação, utilize os desenhos feitos como forma de ilustrar o passeio. As notas e desenhos poderão compor um mural na organização ou escola, que poderá ser visitado por outras crianças.
Maria de Fátima Nascimento Urruth e Patricia Calixto. Educação indígena e educação ambiental – aproximações: o caso do povo do pássaro azul Shanenawá. Revista Thema, 2018, v. 15, n. 2.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |