Semana do Meio Ambiente: atividades para celebrar a data

-

Semana do Meio Ambiente: atividades para celebrar a data

Mostra de cinema socioambiental, oficinas e vídeos sobre parques nacionais são algumas ideias para não deixar a data passar em branco

Por Stephanie Kim Abe

Esta semana, comemoramos a Semana Nacional do Meio Ambiente. Instituída por decreto em 1981, ela tem como objetivo conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente. A Semana também celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

Foto: Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra (divulgação)

Uma forma de comemorá-la é assistindo os debates e filmes exibidos on-line pela 9ª Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 3 e 9 de junho. O evento traz cinco documentários, que tratam de temas como conservação ambiental, mudanças climáticas, economia e saúde:

  • “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, de Jorge Bodanzky e João Farkas;
  • “Amazônia Sociedade Anônima”, do diretor Estêvão Ciavatta e produtor associado Walter Salles;
  • “A Grande Muralha Verde”, com produção-executiva de Fernando Meirelles;
  • “O Golpe Corporativo”, de Fred Peabody;
  • “Ebola: Sobreviventes”, de Arthur Pratt.

Os debates, relacionados aos temas das produções exibidas, contam com importantes nomes do audiovisual brasileiro, como Fernando Meirelles, Laís Bodansky e Jorge Bodansky, e especialistas de diversas instituições, como Adriana Ramos (Instituto Socioambiental – ISA) e Paulo Artaxo (cientista e professor da USP).

Os filmes estarão disponíveis para acesso gratuito na plataforma Videocamp durante o período do evento. Os debates serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook da Mostra Ecofalante.

Veja aqui a programação completa do evento.


Vamos conhecer os parques nacionais?

Outra maneira de prestigiar a data é conhecendo melhor alguns dos nossos 74 parques nacionais, que se espalham por 23 estados e o Distrito Federal. Em tempos de isolamento social e suspensão da visitação aos parques, o jeito é fazer isso virtualmente, por meio do Movimento Pé no Parque.

Foto: Pé no Parque (divulgação)

A iniciativa produz uma websérie que retrata a cultura, os aspectos naturais, a história e os personagens relacionados aos parques nacionais. Cada temporada tem quatro episódios curtos, com cerca de cinco minutos, que mesclam histórias de vida, animações explicativas e imagens impressionantes das paisagens brasileiras. Todos os episódios estão disponíveis on-line na plataforma do Movimento Pé no Parque.

Até agora, cinco parques nacionais já foram retratados: Parque Nacional do Superagui (PR), Parque Nacional de São Joaquim (SC), Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) e Parque Nacional de Anavilhanas (AM).

Assista aqui todas as temporadas do Pé no Parque.


Que tal realizar uma oficina?

Se a ideia é sair da frente das telas para fazer algo mais prático, com as devidas adaptações para o momento de distanciamento social, as oficinas sugeridas no Portal CENPEC Educação são uma ótima opção. Relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, elas trazem indicação de público-alvo, duração e passo a passo sobre como realizá-las. Listamos algumas delas a seguir:

Acesse aqui todas as oficinas do Portal CENPEC Educação.


Veja também