Mostra Ecofalante: especial Meio Ambiente até 21/6

-

Mostra Ecofalante: especial Meio Ambiente até 21/6

Com programação on-line e gratuita, a mostra faz uma retrospectiva de 20 produções internacionais exibidas nas últimas dez edições do festival; saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

Os efeitos do lixo em diversos destinos do mundo contaminados pela poluição. O nascimento, os segredos e os tesouros contidos em uma floresta tropical. Os efeitos do plástico nos rios, oceanos e no corpo humano. A história do grupo de empresários que resolveu reduzir a vida útil de seus produtos para vender – e, portanto, lucrar – mais. A crise atual de refugiados e como essa população tem sido tratada. Como a produção de celulares financia, indiretamente, um dos conflitos mais sangrentos da atualidade.

Essas são algumas das histórias retratadas nas 20 produções cinematográficas, produzidas entre 2009 e 2021, que compõem o Especial Semana do Meio Ambiente da Mostra Ecofalante de Cinema. O evento começou no dia 1o e segue até 21 de junho. Todos os filmes estarão disponíveis de forma gratuita na plataforma do evento. A 11a edição da Mostra acontece entre 27 de julho e 18 de agosto. 

Clique aqui para acessar a programação e assistir os filmes 

A programação faz uma retrospectiva e resgata alguns dos principais destaques internacionais exibidos nas últimas dez edições do festival, que é dedicado às temáticas socioambientais. 

Segundo o diretor do evento, Chico Guariba:

Com a Palavra - Chico Guariba - Mostra Ecofalante - YouTube
Foto: reprodução

A Mostra Ecofalante de Cinema completou dez anos em 2021 e é o festival que mais cresce no país. Nessa programação especial da Semana do Meio Ambiente, fizemos uma seleção de alguns dos filmes internacionais mais importantes que passaram pela Mostra, inicialmente exibidos em São Paulo, com o intuito de levá-los agora a todo o Brasil.”

Chico Guariba


Conheça alguns dos títulos em cartaz

No site, a página de cada longa-metragem traz informações básicas sobre a obra, como direção, classificação indicativa, sinopse, trailer, site oficial e datas em que o filme estará disponível na plataforma. Ao final, aponta quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão relacionados à produção. 

Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo? Foto: reprodução

A produção britânica Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo? (2012), por exemplo, trata dos ODSs 3 (saúde e bem estar) e 12 (consumo e produção sustentáveis). O longa acompanha o ator vencedor do Oscar Jeremy Irons em uma viagem pelo mundo para descobrir os efeitos do problema do lixo em diferentes lugares. 

Em Era Uma Vez Uma Floresta (2013), o diretor francês Luc Jacquet (vencedor do Oscar por A Marcha dos Pinguins) convida todas(os) a descobrir as maravilhas da floresta tropical, por meio de animações sobrepostas a cenários reais.

A investigação sobre os efeitos do plástico é contada na produção Bag It (2010), de Suzan Beraza, e a crise de refugiados no Mar Mediterrâneo, no Líbano, na Itália, na Alemanha e na Suíça é o tema de Eldorado (2018), premiado no Festival de Berlim. 

A premiada cineasta alemã Cosima Dannoritzer assina o longa A Conspiração da Lâmpada (2010), joga luz à chamada obsolescência programada, ou seja, o mecanismo que provoca a vida curta de um produto para garantir que a sua demanda seja contínua. 

A produção dinamarquesa Sangue no Celular (2010) mostra o lado sangrento da produção de celulares, que necessitam dos “minerais de sangue” para serem fabricados – e acabam financiando a guerra civil na República Democrática do Congo. 

Plataforma de streaming exclusiva para educadoras(es)

A Ecofalante, organização da sociedade civil que organiza a mostra, também criou a Ecofalante Play, plataforma de streaming exclusiva e gratuita para educadoras(es) e instituições de ensino

Em seu catálogo, estão mais de 130 filmes nacionais e internacionais que abordam temas como emergência climática, consumo, cidades, energia, conservação, economia, trabalho, saúde, entre outros. As(os) professoras(es) podem organizar sessões a partir da plataforma.

Para ter acesso, é preciso fazer um cadastro que requer a vinculação a uma instituição de ensino.

Clique aqui para acessar a Ecofalante Play


Veja também