Livro sobre gestão transformadora recebe propostas de artigos até 15 de setembro

-

Livro sobre gestão transformadora recebe propostas de artigos até 15 de setembro

Os artigos devem compor capítulos do livro “Gestão Transformadora na educação básica brasileira”, com publicação prevista para junho de 2021

Por Stephanie Kim Abe

Pesquisadores(as), professores(as) e gestores(as) da educação básica e profissionais do terceiro setor podem submeter, até o dia 15 de setembro, propostas de artigos sobre experiências exitosas de gestão transformadora em escolas públicas e privadas do Brasil.

As propostas serão avaliadas pelos organizadores Alexandre Schneider (FGV), Ricardo Henriques (Instituto Unibanco) e Paulo Blikstein (Teachers College, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos), e os relatos produzidos devem compor capítulos do livro Gestão Transformadora na educação básica brasileira, com previsão de publicação em junho de 2021.


Inovação em gestão educacional

Para os organizadores, gestão transformadora se “caracteriza como um projeto inovador que efetivamente contribuiu para a permanência e melhoria da experiência e da aprendizagem dos estudantes”.

Por isso a busca por exemplos de boas práticas tanto de escolas como de redes de ensino que mostrem essa inovação na gestão educacional, abordando diferentes temas de interesse, como:

  • Os desafios da gestão escolar contemporânea;
  • Gestão de escolas;
  • Experiências inovadoras;
  • Organização e distribuição de tempos nas escolas;
  • Estrutura e desenho curricular e pedagógico;
  • Organização do espaço e da arquitetura escolar, usos de recursos tecnológicos;
  • Relações entre escola e comunidade, ou alunos e professores.

Estrutura e datas

O livro deve trazer também experiências exitosas de gestão em secretarias estaduais e municipais e de projetos de inovação internacionais.

A avaliação e aprovação dos relatos selecionados está prevista o dia 15 de outubro, e os textos completos poderão ser submetidos até 15 de dezembro.

Veja todas as informações e acesse o formulário de submissão de propostas


Veja também