Oficina STEM: dicas para desenvolver o trabalho por projetos

-

Oficina STEM: dicas para desenvolver o trabalho por projetos

Conheça o percurso formativo on-line elaborado pela equipe do Respostas para o Amanhã com dicas para aplicar essa abordagem inovadora com os(as) estudantes

Você desenvolve o pensamento científico e a investigação sobre a realidade com seus(suas) alunos(as)? Que tal conhecer mais sobre o STEM (do inglês, Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática)? Esta abordagem inovadora para o ensino de Ciências busca desenvolver competências e habilidades para criar soluções a problemas reais em prol de um futuro mais sustentável.

Para isso, lança mão do trabalho por projetos, das metodologias ativas, da integração entre conteúdos e dos itinerários flexíveis. Apresentada aos professores e professoras participantes do Prêmio Respostas para o Amanhã desde sua 6ª edição, em 2019, essa abordagem parte de um desafio ou problema real que possibilite múltiplas soluções ou respostas. Dessa forma, estimula o trabalho colaborativo ao promover a articulação de estudantes com diferentes habilidades e competências no desenvolvimento das ideias e na construção de projetos ou protótipos.

O maior objetivo é aproximar os estudantes desses campos do saber, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas sejam um dos possíveis projetos de vida. Segundo Mariana Lorenzin, professora especialista nessa abordagem e consultora do Respostas para o Amanhã:

Mariana Lorenzin, especialista em STEM

O STEM pode conferir sentido à aprendizagem dos alunos, colocando-os no centro do processo, sendo aqueles que devem  investigar, testar e experimentar para buscar respostas a suas perguntas.”

Mariana Lorenzin, especialista em STEM

Mas como aplicar o STEM em sua prática docente? Confira a oficina de formação virtual baseada no infográfico STEM, do Respostas para o Amanhã. Nela os educadores são convidados a trilhar um percurso formativo pelas temáticas do Prêmio, com conceitos e dicas para desenvolver essa abordagem com os estudantes.

Conheça! 


Inscreva suas ideias para um futuro mais sustentável!

Falta pouco menos de um mês para o final das inscrições no Prêmio Respostas para o Amanhã. A iniciativa, que está em sua na 7a edição, promove projetos de Ciências e Matemática desenvolvidos por professores com turmas do ensino médio de escolas públicas em todo o Brasil.

Participe! Dê luz ao seu trabalho docente e concorra a prêmios como smartphones, tablets, notebooks e smart TVs. Escolas, professores e estudantes: todos podem ganhar! Anote a data: as inscrições vão até 10 de agosto. Mais informações no site.


Veja também