Escolas que Inovam

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Escolas que Inovam

Investidor

Fundação Telefônica

Parceiro

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP)

Objetivo

Promover um salto qualitativo na atuação do docente entre práticas de uso pessoal das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) para aplicação nos processos educativos.

Abrangência

Município de São Paulo (SP)

Público

Docentes

Vigência

2013


O foco do projeto “Escolas que Inovam” foi a integração de tecnologias digitais de informação e comunicação no currículo como elemento a contribuir com as inovações implementadas pelas escolas e especificamente com a inserção de propostas de usos pedagógicos de tecnologias nos dispositivos pedagógicos denominados ‘roteiros de estudos’.

O projeto propôs a construção de práticas pedagógicas inovadoras que incluíssem TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e, através desta, a construção e a apropriação, pelos docentes, do uso pedagógico autônomo e criativo dos recursos tecnológicos, incrementando os conhecimentos e as práticas pedagógicas docentes para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita com educandos do Ciclo Fundamental.

O processo de formação dos educadores promovido pelo projeto iniciou-se com a aproximação da equipe com os gestores da escola através de reuniões e entrevistas e visou principalmente a compreensão das demandas existentes por parte dos educadores. E, a principal demanda detectada foi o desenvolvimento da leitura e da escrita por parte dos educandos do Ciclo 1. A partir daí, dois eixos temáticos foram discutidos com os educadores dentro do planejamento participativo: tecnologias digitais e leitura e escrita. O projeto foi, portanto, pautado pela construção coletiva de educadoras(es), pela equipe de formação, coordenadoras(es) e direção da escola.

O projeto foi desenvolvido através das seguintes ações norteadoras:

  • Aproximações e planejamento participativo – um levantamento das habilidades dos docentes em relação ao uso que já fazem dos meios de comunicação e a apresentação de novos recursos e meios.
  • Intervenção formativa – abordagem do desenvolvimento da leitura e escrita por parte dos educandos; sobre tecnologias digitais o grupo de educadores e formadores desenvolveu exercícios para três desafios: atividade cultural, roteiros de estudo e roteiros para estudo sobre TIC.
  • Práticas pedagógicas com TIC – dois eixos foram trabalhados: o eixo Leitura e Escrita e o eixo Tecnologias Digitais.
  • Roteiros de Estudo: práticas inovadoras – a proposta do trabalho foi levar à compreensão de que conceitos, valores, atitudes e domínio teórico e prático devem ser a base da construção de novas práticas pedagógicas; as oficinas de aprendizagem de outros recursos da web permitiram a discussão sobre como integrar na pesquisa participativa e no apoio pedagógico a cultura digital, constituindo processos educativos.