Participe da 9ª edição do Solve for Tomorrow no Brasil

-

Participe da 9ª edição do Solve for Tomorrow no Brasil

Inscrições ficam abertas até o dia 30 de junho; lançamento acontece hoje às 17h30, com transmissão pelo Youtube

A partir de hoje, estão abertas as inscrições para a 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow. O programa estimula estudantes e docentes da rede pública a desenvolverem soluções para demandas locais usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 

Podem ser inscritos grupos de 3 a 5 estudantes com um(a) professor(a) orientador(a), que esteja lecionando para os(as) alunos(as) da equipe em disciplinas relacionadas a Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias de escolas públicas das redes municipais, estaduais e federais.

As inscrições devem ser realizadas pelo(a) professor(a) orientador(a) através do site Respostas para o Amanhã ou pelo aplicativo do programa até o dia 30 de junho. O lançamento oficial da nova edição do programa acontece hoje (dia 25/04) na FEBRACE Talks, que será transmitida pelo canal da FEBRACE no Youtube, às 17h30. (Inscreva-se abaixo para ser notificado sobre o início do evento.)

De acordo com Anna Karina Silva Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil:

Anna Karina Silva Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil
Foto: acervo pessoal

O Solve For Tomorrow contribui para que alunos do ensino público desenvolvam suas habilidades, ao mesmo tempo em que colaboram com o desenvolvimento da sociedade onde vivem. Tudo por meio da abordagem STEM. Com esses objetivos em mente, as equipes são convidadas a desenvolver um protótipo como solução inteligente para resolver um problema ou demanda local, usando sua criatividade e o conhecimento adquirido em sala de aula.”

Anna Karina Silva Pinto

O Solve For Tomorrow é uma iniciativa global da área de cidadania corporativa da Samsung e, no Brasil, tem coordenação geral realizada pelo Cenpec.


Novidades e premiações

Apesar de manter o formato das edições anteriores, a 9ª edição traz novidades nos processos de formação e seleção, explica Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec: 

Foto: acervo pessoal

Em 2022, teremos ações de mentoria já na fase de inscrição, com pílulas pedagógicas em vídeo, webinar e tutoria remota para a elaboração dos projetos. Também estabelecemos um critério regional para a escolha dos semifinalistas, de forma que haja representantes de todas as regiões brasileiras. São ações alinhadas com nosso objetivo de promover a equidade e qualidade na educação pública.”

Anna Helena Altenfelder

Os vencedores nacionais ganham aparelhos da Samsung, como smartphone Galaxy da Serie S, notebook, smartwatch e smart TV, e as escolas dos projetos vencedores também são contempladas com duas smart TVs da Samsung. Também há premiações para os semifinalistas e finalistas.

Confira o regulamento da 9ª edição no site do programa.

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é uma iniciativa global da área de cidadania corporativa da Samsung que já envolveu mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil docentes e mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições. Em 2021, mesmo com o distanciamento social, o programa atraiu 2.130 estudantes, 2.374 professoras(es) e 461 escolas públicas de todo o país, tendo educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde como temas mais explorados.

Na edição anterior, os vencedores nacionais foram alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada na cidade de São Carlos, interior paulista. O projeto tinha o objetivo de reaproveitar as sobras de comida da escola para produzir biogás. Para isso, os alunos usaram materiais de baixo custo para projetar um biodigestor, equipamento que acelera a decomposição de matérias orgânicas. Além disso, a equipe desenvolveu um aplicativo para ajudar as merendeiras a calcularem a quantidade de alimentos e, consequentemente, reduzir o desperdício.

Conheça os vencedores da última edição

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).


Veja também