PVE: mais de 50 videoconferências para apoiar gestores e secretarias de educação

-

PVE: mais de 50 videoconferências para apoiar gestores e secretarias de educação

Desde março, o Parceria pela Valorização da Educação (PVE) tem promovido webinários sobre os mais diversos temas; essa semana, o assunto é o retorno presencial dos alunos às escolas

Por Stephanie Kim Abe

Desde o dia 19 de março, o Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), iniciativa do Instituto Votorantim que conta com parceria técnica do CENPEC Educação e outras instituições, já promoveu 55 videoconferências no sentido de apoiar os gestores escolares e as secretarias de educação no contexto atual de pandemia da Covid-19.

O número impressiona, mas corresponde ao tamanho das dificuldades que precisam ser enfrentadas por esses atores da comunidade escolar neste momento. São questões que envolvem desde saúde pública à legislação; processos burocráticos a processos de aprendizagem; aprendizado de novas tecnologias a protocolos de volta às aulas presenciais.

Fotografia de Carolina de Castro Nunes, analista de projetos sociais do Instituto Votorantim, durante uma apresentação do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE)

No início da pandemia, percebemos muitas dificuldades com as questões técnicas. Tínhamos pessoas que não sabiam como fazer a distribuição da alimentação escolar aos estudantes, como publicar no Diário Oficial as normas que estavam sendo realizadas, como adequar contratos etc. A partir de abril, começamos a abordar outras questões, numa perspectiva mais voltada à aprendizagem e à liderança. Então falamos sobre o papel do gestor na preparação dos docentes, estratégias de aprendizagem remota, como trabalhar a educação inclusiva e até dificuldades psicológicas, como sobre lidar com o luto

Carolina de Castro Nunes, analista de projetos sociais do Instituto Votorantim

Para tratar de todos esses temas, foram convidados diversos palestrantes de diferentes áreas e instituições renomadas, como CENPEC Educação, UNICEF Brasil, Comunidade Educativa Cedac, Instituto Natura, Todos pela Educação, Plan International Brasil, ONG Mais Diferenças, Fundação Carlos Chagas, Conselho Nacional de Educação, Undime etc.

A série de webinários tem curadoria do consultor Carlos Sanches, conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Paraná e membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Acesse todos os webinários promovidos pelo PVE


Semana especial: retorno presencial dos alunos às escolas

Se durante os meses de abril e maio os webinários ocorriam diariamente às 10h, desde junho essa frequência tem diminuído, para dar mais tempo para os gestores se debruçarem sobre os conteúdos tratados e pelo próprio desenvolvimento da crise e da pandemia.

Esta semana, foram programadas três videoconferências voltadas para o tema do retorno presencial dos alunos às escolas. A primeira ocorreu hoje (06/07) de manhã, com o tema Educação: Desafios e Legados Durante e Pós-Pandemia.

Na terça-feira (07/06), às 10h, acontece o webinário Orientações da Undime para o Retorno às Aulas Presenciais, com Luiz Miguel Garcia, Presidente da Undime Nacional, e mediação de Carlos Sanches. E na sexta-feira (10/06), o tema será Como Organizar a Recuperação da Aprendizagem, com Claudia Costin, Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ.

A partir de julho, as videoconferências acontecem na plataforma Cisco Webex. Para acessá-la, é preciso fazer download do programa. O PVE criou um manual de instrução sobre a plataforma para ajudar os interessados em assistir os webinários.

Veja alguns dos temas tratados e especialistas convidados para os webinários do PVE:

Experiências de diferentes redes de ensino sobre como têm se organizado durante esse período – como Camaçari (BA) e Niquelândia (GO), e Limeira (SP) e Ibirama (SC);

Escuta como estratégia de construção coletiva e colaborativa durante a pandemia de covid-19, com Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho de administração do CENPEC Educação;

Como resolver os problemas de gestão com o amparo da legislação, com o advogado Sílvio Graboski, assessor jurídico da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (Undime-SP);

Reorganização do calendário escolar, com Maria Helena Guimarães Castro, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE);

Covid-19 e seus impactos no processo de alfabetização, com Maria Alice Junqueira, coordenadora do projeto Letra Viva Alfabetiza e especialista em alfabetização e letramento do CENPEC Educação;

Violência contra crianças e adolescentes e rede de proteção, com Viviana Santiago, gerente de Gênero e Incidência Política da Plan International Brasil;

Recomendações da área de saúde sobre a volta às aulas, com o médico sanitarista Aluísio Gomes, da Universidade Federal Fluminense (UFF).


Conheça o Parceria para a Valorização da Educação (PVE)

Ainda que seja um importante e rico material aberto para todos, os webinários não são a principal ação do PVE – um programa do Instituto Votorantim que busca qualificar os processos e as práticas de gestão educacional e escolar, por meio do desenvolvimento de competências profissionais nos gestores escolares e equipe técnica da secretaria de educação.

O CENPEC Educação atua como consultor técnico em 36 dos 75 municípios participantes do projeto, por meio de formações presenciais e a distância.

Com a pandemia, redefinimos os percursos formativos. Continuamos desenvolvendo as competências de gestão, mas com foco no enfrentamento das demandas que esse contexto trouxe para as equipes gestoras. Os webinários dialogam e complementam o trabalho que tem sido feito nos municípios, já que trazem outros profissionais falando dos mesmos assuntos tratados nas formações, trazendo mais informações seguras e relevantes

Maria Guillermina Garcia, coordenadora de projetos do CENPEC Educação

No PVE, quem está na linha de frente é o formador, que está atuando junto com o gestor e as equipes técnicas, modificando esse trabalho de formação conforme é necessário. Esse é o trabalho de fato que está sendo desenvolvido. As videoconferências são a cereja do bolo”, explica Carolina de Castro Nunes, analista de projetos sociais do Instituto Votorantim.

Saiba mais sobre a atuação do CENPEC no PVE


Veja também: