Programa Itaú Social UNICEF: adesões abertas a partir de 20 de julho

-

Programa Itaú Social UNICEF: adesões abertas a partir de 20 de julho

Organizações da sociedade civil (OSCs) de todo o país que atuam com Educação Integral de crianças e adolescentes podem aderir ao Programa; ao final, 40 OSCs receberão assessoria técnica e fomento financeiro

Por Stephanie Kim Abe

A partir do dia 20 de julho, organizações da sociedade civil (OSCs) que trabalham há mais de um ano com Educação Integral para crianças e adolescentes de todo o Brasil poderão aderir ao Programa Itaú Social UNICEF. As adesões vão até o dia 21 de agosto.

O Programa, iniciativa do Itaú Social e UNICEF, com coordenação técnica do CENPEC Educação, tem como objetivo fomentar técnica e financeiramente OSCs que promovem a Educação Integral e inclusiva de crianças e adolescentes, no sentido de aprimorar suas práticas e o alcance de resultados de qualidade.

Ao final do processo, serão selecionadas 40 OSCs para receber assessoria técnica por 18 meses e até R$100 mil para implementar um plano de intervenção no seu território de atuação.

Acesse o site do Programa Itaú Social UNICEF e faça a sua adesão


Como funciona

Uma vez abertas as adesões, as OSCs interessadas em aderir ao programa devem fazer um cadastro inicial a partir do site oficial do Programa Itaú Social UNICEF.

Após uma primeira análise, as organizações consideradas aptas passarão por um percurso formativo de três meses. As atividades do percurso acontecerão via Google Sala de Aula e envolvem a escuta e a participação tanto dos profissionais das organizações como do público atendido (famílias, comunidades e parceiros). Esse processo formativo culminará na elaboração de um plano de intervenção para o território.

Entre as organizações que concluírem todas as etapas desse percurso, 40 OSCs serão selecionadas para receber até R$ 100 mil cada uma, para a implementação desse plano de intervenção. As selecionadas também receberão assessoria técnica por 18 meses.

“Neste momento de múltiplas crises, mais do que nunca será preciso fortalecer a sustentabilidade técnica e financeira das organizações. Para tanto, a iniciativa permite que organizações de todo o país, de diferentes portes e regiões, tenham acesso a um percurso formativo que promoverá o diálogo entre diferentes profissionais da organização, o público atendido, suas famílias e outros atores do território, contribuindo, assim, para seu fortalecimento institucional e para potencializar ações coletivas”, afirma Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação.

Imagem que convida para a live de lançamento Programa Itaú Social UNICEF.

O lançamento do Programa Itaú Social UNICEF aconteceu em uma live no dia 20 de julho. O encontro contou com a participação de Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação, Angela Dannemann, Superintendente do Itaú Social, e Ítalo Dutra, Chefe de Educação do UNICEF no Brasil. O mediador da conversa foi o estudante de Administração Pública Jonathan Moreira.

Assista à gravação do evento de lançamento do Programa Itaú Social UNICEF


Processo de seleção

A seleção levará em conta a vulnerabilidade socioeconômica e educacional dos municípios onde as OSCs atuam. 80% das vagas serão oferecidas prioritariamente às regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, em que tradicionalmente há menor incidência de apoio.

“A Educação Integral só acontece com o envolvimento do território, que precisa ser fortalecido. Esse é um dos nossos principais objetivos ao transformar o Prêmio em Programa, e priorizar as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nelas, se concentram os territórios com maiores vulnerabilidades no país, que passam agora a contar com o apoio do Programa para ofertarem uma Educação Integral, inclusiva e de qualidade para cada menina e menino, em especial os mais excluídos”, afirma Ítalo Dutra, Chefe de Educação do UNICEF no Brasil.


Entenda mais sobre a história e o funcionamento do Programa Itaú Social UNICEF

História de construção

A iniciativa nasceu a partir das experiências e conquistas do Prêmio Itaú-UNICEF, realizado por 25 anos com o objetivo de reconhecer iniciativas brasileiras de Educação Integral.

“A transformação do Prêmio em Programa tem o propósito de incentivar as organizações da sociedade civil a ampliarem seu protagonismo e compromisso com seus territórios de atuação. No contexto da pandemia da Covid-19, ficou ainda mais visível o papel fundamental dessas instituições para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ações mais contínuas e voltadas para resultados que possam ser alcançados e observados irão assegurar sustentabilidade no longo prazo, e permitir que elas consigam manter e aprimorar suas atividades em prol da Educação Integral em todo o país”, explica a Superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.

Entre as principais mudanças estão o fato de que as OSCs não precisam mais submeter um projeto para se inscrever e que escolas não podem aderir diretamente ao Programa. Instituições que participaram ou foram premiadas em edições passadas do Prêmio Itaú-UNICEF podem participar.

Saiba mais sobre o Programa Itaú Social UNICEF nesta matéria do CENPEC Educação


Veja também