Alexandre Isaac, sociólogo e assessor de relações institucionais do CENPEC Educação, participou do seminário, que abordou propostas curriculares de educação integral, relatos de práticas de municípios da região de Campinas (SP), como Vinhedo e Sumaré, além de ciclos de palestras e debates.
O CENPEC Educação acredita que a implementação de políticas de educação integral é uma potente estratégia de redução das desigualdades e de garantia de direitos, afirma Alexandre Isaac.
Em julho, por exemplo, foi lançado o livro Educação integral e currículo escolar: análises e proposições baseadas no debate teórico e em experiências em redes públicas de ensino.
A obra, elaborada no âmbito do Programa de Assessoria às Políticas de Educação Integral – parceria entre o CENPEC Educação e o Itaú Social que vigorou até 2017 –, traz proposições para elaboração, implementação e acompanhamento de projetos desse tipo e apresenta também uma série de levantamentos e análises da produção teórica sobre o tema no Brasil e no mundo, além de experiências concretas e recentes de escolas nacionais.
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