Educação integral: experiências que transformam

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Educação integral: experiências que transformam

Subsídios para reflexão
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Esta publicação traz as experiências adquiridas ao longo da formação desenvolvida na 9ª edição do Prêmio Itaú-Unicef (2011-2012).

As ações formativas, tanto presenciais quanto a distância, ligadas à premiação em referência, têm como objetivo fortalecer atores, promover a troca de experiências entre escolas e organizações da sociedade civil (OSCs) e a construção do conhecimento e de propostas visando à educação integral.

Nesse contexto, no dia 3 de agosto de 2012, foi realizado, em São Paulo (SP), o seminário Educação Integral: experiências que transformam, com a presença de mais de 600 participantes.

Adicionalmente, entre outubro e novembro, realizaram-se cinco encontros regionais de educadores em Belém (PA), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

Iniciativa do Itaú Social junto à UNICEF, com a coordenação técnica do CENPEC Educação, a publicação traz o artigo “Transformação em processo”, do filósofo e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Celso Favaretto, que orientou sua participação na palestra de abertura e também as apresentações e os debates travados ao longo do Seminário nas salas temáticas do evento: “Educação e Proteção Social”, “Educação e Novos Saberes” e “Educação e Juventude”. Na parte final, o leitor pode acessar os debates dos encontros regionais de educadores.

“O mais importante na educação integral é que ela está relacionada, sim, com a ampliação da jornada escolar, mas é muito mais do que isso. É pensar a criança e o adolescente na sua totalidade e na sua integridade, pensar os aspectos físicos, cognitivos, afetivos, emocionais”, diz Maria Alice Setubal, integrante do Conselho de Administração do CENPEC Educação, na publicação.

Trabalhando áreas e conceitos como participação da família, socialização primária, intersetorialidade, integração entre escola e OSC, proteção social, redes, currículo, educação na juventude e financiamento de políticas públicas, abordando experiências concretas como na comunidade indígena Pitaguary, Instituto Kairós, grupo Fora do Eixo e Viração e contando com contribuições de Ana Lúcia Braga, Eliana Almeida, Fabio D’Angelo, Ieda de Castro, Lino de Macedo, Nelson Pretto, Rafael Stemberg, Regina Novaes, Rosamélia Ferreira Guimarães e Rui Rodrigues Aguiar, além do próprio Favaretto, Educação Integral: experiências que transformam fornece elementos para dar profundidade a esse pensar.


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MORTARA, Adriana et al. Seminário Nacional Tecendo Redes para Educação Integral. São Paulo: Cenpec, 2006.

ARBACHE, Nazira; ARRUDA, Ana Cecília Chaves; DIAS, Sonia (coord.). Colóquio Educação Integral. São Paulo: Cenpec, 2010.

GUARÁ, Isa M. F. da Rosa. Educação, proteção social e muitos espaços para aprender. In: Muitos lugares para aprender. São Paulo: Cenpec, 2003.