Solve for Tomorrow: inscrições abertas para a 10a edição

-

Solve for Tomorrow: inscrições abertas para a 10a edição

Saiba as novidades do programa, voltado para professoras(es) e estudantes do ensino médio da rede pública, e veja como participar

Professoras(es) de ensino médio da rede pública de todo o país que realizam ou querem realizar projetos que solucionam problemas reais com suas(seus) estudantes já podem se inscrever para a 10a edição brasileira do Solve for Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec no Brasil.

A iniciativa estimula estudantes e professoras(es) do ensino médio de escolas públicas a identificar problemas reais do seu território e desenvolver soluções baseadas na ciência e tecnologia. Ela faz isso por meio de ações formativas relacionadas à abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e oferecendo prêmios Samsung (como tablets, notebooks, smart TVs) às equipes semifinalistas e finalistas. 

As inscrições vão até o dia 12 de julho de 2023 e devem ser realizadas pela(o) professora(r) orientadora(or) do projeto, que deve lecionar uma ou mais disciplinas da área de Ciências da Natureza ou Matemática, no site do Solve for Tomorrow Brasil. O grupo deve ser composto de 3 a 5 estudantes do ensino médio de escolas públicas.


Novidades e mentorias

Além da(o) professora(or) orientadora(or), é possível inscrever outra(o) docente da mesma ou de outra área (Ciências Humanas ou Linguagens) para participar como parceira(o).

A novidade dessa 10a edição é que as(os) estudantes integrantes da equipe podem ser de turmas diferentes, desde que estejam matriculadas(os) no mesmo ano/série e na mesma escola.

Letícia Araújo, coordenadora de programas e projetos do Cenpec, explica que:

Foto: acervo pessoal

Essa mudança vem ao encontro das diferentes configurações que a oferta de educação integral e do Novo Ensino Médio apresentam, considerando as atividades interdisciplinares e a possibilidade de integrar estudantes de diferentes turmas. Acreditamos que essa mudança possibilitará a ampliação da participação das(os) estudantes e uma maior aproximação da proposta à realidade da escola.” 

Letícia Araújo

Podem ser inscritos projetos que estejam em sua fase inicial (de detecção de um problema e formulação de ideias para uma possível solução) ou já em andamento. O importante é que estejam previstas ações a serem realizadas no segundo semestre de 2023, para que o projeto possa receber mentoria especializada do Solve for Tomorrow Brasil. 

A mentoria consiste em apoio on-line especializado e ocorre desde a etapa de inscrição, com o objetivo de ajudar professoras(es) e estudantes no desenvolvimento da proposta e no aprimoramento de seus projetos

Juliana Gonçalves, técnica de programas e projetos do Cenpec, informa que, em 2022, cerca de 70% das equipes semifinalistas atribuíram nota máxima à contribuição da mentoria para o desenvolvimento de seus projetos. 

Foto: acervo pessoal

A mentoria do Solve for Tomorrow se consolidou como um diferencial do programa nos últimos anos. Durante a fase das inscrições, a mentoria contribui para que professores e professoras consigam apresentar a ideia do projeto. Nas etapas de semifinalistas e finalistas, destaca-se o apoio ao desenvolvimento dos projetos, por meio de orientação individualizada de mentores e mentoras.”

Juliana Gonçalves

Conheça o Guia prático inovações no ensino de Ciências


10 anos estimulando a investigação científica e a sustentabilidade

No Brasil, as nove edições anteriores do Solve for Tomorrow já envolveram mais de 168,5 mil estudantes, 36,4 mil docentes e 6 mil escolas públicas em projetos que ocorreram em todo território brasileiro.

Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, destaca que:

Foto: acervo pessoal

São projetos alinhados com os princípios da investigação científica e da sustentabilidade, e que mostram a grande capacidade criativa de docentes e estudantes das escolas públicas. As ações de formação e mentoria têm sido aprimoradas a cada edição, contribuindo com o nosso objetivo de promover equidade e qualidade na educação pública brasileira.”

Beatriz Cortese

Para Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil:

Foto: acervo pessoal

Chegar à décima edição do Solve for Tomorrow Brasil é motivo de muito orgulho e responsabilidade para a Samsung. A educação é e sempre foi um pilar de atenção e dedicação para nós. Estamos muito empolgados em conhecer os projetos inscritos pois, a cada ano, nos deparamos com protótipos altamente criativos, com enorme potencial de mercado e que possibilitam ganhos reais para a sociedade.” 

Anna Karina Pinto

Solve For Tomorrow: conheça os projetos vencedores da 9ª edição


Veja também