#PriorizaAProfessora: Cenpec promove debate on-line no dia 30/08 CENPEC

-

#PriorizaAProfessora: Cenpec promove debate on-line no dia 30/08

Com a participação de diversas(os) especialistas, o evento busca colocar a docência no centro do debate sobre educação nas eleições 2022; saiba mais

Por que priorizar as políticas públicas de formação e valorização de professoras(es) da educação básica nos planos de governo de candidatas(os) nessas eleições? Como a qualificação e o fortalecimento da carreira docente podem incidir na garantia e recomposição de aprendizagens, profundamente impactadas na pandemia? 

Essas e outras questões serão debatidas por especialistas do campo educacional no evento #PriorizaAProfessora: a docência no centro do debate sobre educação nas eleições 2022, realizado pelo Cenpec.

On-line, ao vivo e gratuito, o debate será transmitido no dia 30 de agosto (terça-feira), às 15h (horário de Brasília), pelo canal do Cenpec no YouTube. 

Para a gerente de tecnologias educacionais do Cenpec, Beatriz Cortese, a escolha temática é fator estruturante para a (re)construção da educação brasileira:

Foto: acervo pessoal

As professoras e os professores são os pilares de toda a educação. Diversos estudos já comprovaram que docentes qualificadas(os), valorizadas(os) e com condições adequadas de trabalho são fatores determinantes para a garantia da aprendizagem das(os) alunas(os). Então, se quisermos projetar outra realidade para a nossa educação nos próximos anos, principalmente pensando na reversão do quadro desafiador legado pela pandemia, será necessário investir em políticas públicas voltadas à capacitação e valorização das(os) profissionais da educação básica”.

Beatriz Cortese, gerente de tecnologias educacionais do Cenpec

Você já pode acessar o link acima e agendar o lembrete para acompanhar o evento ao vivo!


Mesas de debate

O evento contará com duas mesas temáticas que abordarão questões emergentes sobre a carreira docente na educação básica do país, sob a condução de especialistas que são referência no assunto.

Para encerrar as discussões, será realizada uma palestra especial ministrada por Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e integrante do Conselho de Administração do Cenpec.


Por que colocar a docência no centro do debate sobre educação nas eleições?

Atualmente, o Brasil é um dos países que menos valorizam a carreira docente no mundo. Condições de trabalho inadequadas, baixos salários, pouco investimento em formações são alguns dos principais fatores que reforçam essa percepção. Isso acaba incidindo, também, na baixa atratividade das(os) jovens para ingressar na profissão no país. 

Com a proximidade das eleições, o Cenpec entende a necessidade de debater esse assunto com a sociedade civil e, especialmente, que as(os) candidatas(os) se dediquem a essas reflexões

“Queremos ampliar o debate sobre essa questão estrutural também com as(os) futuras(os) governantes do país. É preciso que elas(eles) façam a lição de casa, priorizem a criação de políticas públicas voltadas à carreira docente na educação básica em suas propostas de governo. Somente assim conseguiremos reverter o cenário fragmentado de aprendizagem e avançar rumo a uma educação com mais qualidade e equidade para todas e todos”, defende.

Beatriz Cortese, gerente de tecnologias educacionais do Cenpec

Ao longo das próximas semanas, produziremos reportagens sobre a temática, para trazer subsídios e já começar a esquentar o assunto até o dia do evento. Fiquem ligadas(os)!


Veja também