Relatos docentes: acesse o e-book CENPEC - %

-

Relatos docentes: acesse o e-book

Fruto do Programa Ecoa Formação, a publicação traz mais de 70 relatos das equipes escolares e das secretarias municipais de educação de Poços de Caldas (MG), Juriti (PA) e São Luís (MA); saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

Muito se fala sobre a importância de olhar e refletir sobre a prática e de aliar o conhecimento teórico com o prático para potencializar a formação docente. Como levar isso a cabo, de fato, na formação continuada de profissionais da rede de ensino?

No Programa Ecoa Formação, esse exercício foi realizado por meio da escrita de textos reflexivos pelas equipes escolares e das secretarias municipais de educação de Poços de Caldas (MG), Juriti (PA) e São Luís (MA) ao longo de 2021. 

São essas produções que compõem a publicação Relatos docentes: reflexões sobre a construção da identidade profissional do professor, lançada no dia 22/6.

Como explica Pâmela Félix Freitas, pesquisadora do Cenpec e atuante no Programa Ecoa Formação:

Foto: acervo pessoal

O livro buscou articular os conhecimentos teórico e tácito (advindo da prática), por meio da investigação, da autorreflexão e da reflexão coletiva entre docentes sobre as suas práticas. Ele também cristaliza a relação de confiança estabelecida nesse processo produtivo para que houvesse uma rica troca de impressões e ideias entre as participantes.”

Pâmela Félix Freitas

📙 Acesse a publicação na íntegra.


Assista ao evento de lançamento:


Reflexão e troca

O Programa Ecoa Formação, iniciativa do Instituto Alcoa com coordenação técnica do Cenpec, é alicerçado em quatro eixos – formação continuada, assessoria técnica, produção e disseminação do conhecimento e criação de tecnologias educacionais – e envolve cerca de 450 educadoras(es) e técnicas(os) de 37 escolas das redes municipais de ensino de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). 

A publicação Relatos docentes materializa a convergência de ações desenvolvidas no âmbito de dois deles: formação e produção do conhecimento. Ao todo, são mais de 70 relatos de profissionais dos três municípios em que o Programa atua.

O professor doutor Guilherme do Val Toledo Prado, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Unicamp, conta que esses relatos docentes têm sido chamados de “narrativas pedagógicas” para as(os) pesquisadoras(es) que estão atuando no Programa: 

‘Narrativas’ porque são narrações de vivências do cotidiano que, se partilhadas por escrito, passam a fazer parte de uma ‘biblioteca’ docente, que pode ser guardada e acessada em outros momentos, principalmente aqueles relativos à formação profissional, seja inicial ou continuada. ‘Pedagógicas’ porque são produzidas em contextos educativos e partilhadas, principalmente, entre os educadores. Por isso, tornam-se partilhas pedagógicas, que podem ensinar o exercício da docência, as práticas profissionais docentes.”

Guilherme do Val Toledo Prado

O livro tem como público as equipes escolares, professoras(es), coordenadoras(es) pedagógicas(os) e diretoras(es), mas também pode ser direcionado a equipes técnicas que atuam nas Secretarias Municipais de Educação e todas(os) aquelas(es) interessadas(os) na Educação, de modo geral.

Para Pâmela, a forma como os relatos foram construídos, recuperando memórias para a elaboração dos relatos, foi muito potente:

As(Os) participantes transformam suas lembranças em registros reflexivos, sistematizando a experiência vivida. Essa forma de expressão potencializa a consciência de suas experiências e práticas, contribuindo para seu desenvolvimento profissional.”

Pâmela Félix Freitas

Além disso, a troca de experiências, por meio da leitura dos relatos, permite a interação com seus pares.

“Ao ser lido por outros colegas de profissão é possível perceber como sua prática é vista pelo outro, podendo assim desenvolvê-la e aprimorá-la. Os leitores dos relatos também poderão ter a oportunidade de conhecer práticas inspiradoras que poderão experimentar à sua maneira. Esta publicação consolida experiências que materializam esse processo de aprendizado”, diz ela.

Saiba mais sobre o que esperar do Ecoa Formação neste ano

A formadora Adriana Stella Pierini, da equipe do Programa Ecoa Formação, também celebra a divulgação da publicação, lembrando que:

Foto: acervo pessoal

O tornar público serve justamente para ampliar essa possibilidade de discutir, de pensar, de divulgar, de socializar as vozes dessas professoras e professores, não somente sobre essa formação específica que foi possibilitada ano passado, mas sobre esse caráter do inacabamento da formação. Além de evidenciar esse processo, traz o lugar das(os) professoras(es) pesquisadoras(es), que olham para aquilo que fazem, indagam sobre aquilo, escrevem sobre isso e leem outras escritas, independentemente de se institucionalizar esse lugar de pesquisa.” 

Adriana Stella Pierini


Debate sobre formação docente

Além do lançamento do livro Relatos docentes, a live desta quarta-feira (dia 22/6), às 18h, terá um debate sobre formação docente, que contará com a participação das pesquisadoras(es) Ana Maria de Aragão (Unicamp), Liana Arrais Serrodio (Unicamp) e Guilherme Toledo Prado. Também haverá falas institucionais de Monica Espadaro, do Instituto Alcoa, e de Anna Helena Altenfelder, do Cenpec. A mediação será de Pâmela Félix Freitas.


Veja também