Vídeo Por uma educação antirracista

-

Vídeo Por uma educação antirracista

Preconceito, discriminação e racismo são explicados em vídeo educativo produzido pela Comunidade Cenpec; veja e compartilhe

Por Stephanie Kim Abe

Preconceito, discriminação e racismo são a mesma coisa? Como você definiria cada um desses conceitos? Entendê-los é um dos primeiros passos para efetivarmos uma educação antirracista de fato, já que é a partir deles que podemos refletir sobre os nossos atos e, assim, entender como estamos implicados em uma sociedade que é estruturalmente racista.

Foto: arquivo pessoal

O educador e especialista em cultura, educação e relações étnico-raciais Washington Góes resume

O racismo ocorre na história quando uma determinada raça domina ou subjuga outras. Portanto é uma relação de poder.”

Washington Góes

Como explica a pedagoga e pesquisadora Regina Estima:

Foto: arquivo pessoal

Na formação de educadoras(es) para as relações étnico-raciais, o principal desafio é encontrar formas para demonstrar como o racismo estrutura o funcionamento da sociedade, tanto no modo de produção como nas relações sociais. Porque o racismo é um sistema vivo e dinâmico que se alimenta do preconceito, das atitudes de discriminação e das injúrias raciais que a todo momento se manifestam via instituições ou nas relações interpessoais.”

Regina Estima

Por isso, no projeto Educação para as relações étnico-raciais, esse foi o tema dos primeiros encontros de formação realizados com os(as) profissionais de educação de cinco Centros de Educação Infantil (CEIs) da capital paulista, no segundo semestre de 2020. O projeto é uma iniciativa da Comunidade Cenpec, que buscou apoiá-los na implementação da Lei 10.639/2013 e de uma educação antirracista.

Para compartilhar um pouco do conteúdo dessa formação, a Comunidade Cenpec lança hoje o vídeo educativo que explica os conceitos de preconceito, discriminação e racismo. Veja abaixo:

Regina Estima explica que a experiência positiva do conteúdo trabalhado no vídeo com os(as) participantes do projeto inspirou a equipe da Comunidade Cenpec a querer contribuir com demais formações que possam estar acontecendo Brasil afora sobre a temática, trazendo um recurso audiovisual curto e didático.

A ideia de refletir sobre as diferenças entre preconceito, discriminação e racismo, trouxe na formação dos educadores várias manifestações interessantes de conscientização sobre a necessidade de reorientar as práticas pedagógicas a favor da educação antirracista. A escola tem um papel fundamental no enfrentamento do racismo estrutural e por isso esse vídeo pode e deve ser compartilhado com toda a comunidade escolar.”

Regina Estima

Saiba tudo sobre o projeto Educação para as relações étnico-raciais

Entenda como o Cenpec trabalha a questão étnico-racial internamente e nos projetos


Para saber mais sobre educação antirracista

O vídeo e o conteúdo utilizado nas formações do projeto Educação para as relações étnico-raciais tiveram como base importantes referências bibliográficas. Compartilhamos abaixo, como indicação de leituras essenciais para quem quer se aprofundar no assunto e colaborar com uma educação antirracista.


Materiais no Portal Cenpec

Compilamos abaixo algumas das nossas matérias mais recentes com dicas de materiais e outros recursos que podem ajudar as(os) professoras(es) a trabalhar a temática em sala de aula. Confira!


Veja também