Fortalecendo as organizações da sociedade civil

-

Fortalecendo as organizações da sociedade civil

Em entrevista ao Programa Itaú Social UNICEF, Walquíria Tibúrcio dá dicas de como as OSCs podem identificar desafios e se desenvolver

Se as organizações da sociedade civil (OSCs) são entidades privadas sem fins lucrativos que desenvolvem ações de interesse público e buscam garantir os direitos sociais, então em um cenário como o que vivemos hoje de crise econômica, social e ambiental, se faz cada vez mais necessário que elas fortaleçam suas ações para dar conta da demanda de seu território. 

Para a especialista em avaliação Walquíria Tibúrcio, isso deve acontecer por um processo de reflexão, que envolva olhar para diferentes aspectos que tocam o desenvolvimento institucional de uma OSC, como o olhar para as demandas locais e a avaliação das suas práticas. 

“Construir caminhos intencionais de Desenvolvimento Institucional diz respeito a olhar para si de maneira estruturada e organizada a fim de identificar seus desafios, visando construir condições para avançar e se fortalecer”, diz ela em entrevista para o Prêmio Itaú Social UNICEF. 

O fortalecimento institucional é uma das temáticas enfocadas pelo Programa Itaú Social UNICEF, que oferece assessoria técnica e fomento financeiro para as organizações aprimorarem suas práticas voltadas para a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes em seus territórios.

Walquíria Tibúrcio é fundadora do movimento Lente Preta – Avaliação e Equidade Racial, sócia na Move Social (consultoria que apoia organizações na ampliação e qualificação dos impactos social e socioambiental) e desenvolve trabalhos envolvendo educação e equidade racial e de gênero.

Ela também discute a importância de toda OSC, por mais diferente que seja, olhar para a questão da equidade e como a organização se comporta em relação ao tema:

Não há impacto social sem equidade racial | Aupa
Foto: reprodução

Trago aqui algumas perguntas para que possamos visualizar em quantas camadas este ponto tem sua relevância: A organização reconhece o combate às desigualdades estruturais de gênero e raça como fundamentais? Qual é a diversidade da minha equipe em termos de gênero, raça, condição social, condições físicas e sexualidade, por exemplo? A diversidade da equipe se expressa em todos os níveis hierárquicos da organização?”

Walquíria Tibúrcio

Leia a entrevista completa


Veja também