Formação on-line certificada para fazer quando e como quiser

-

Formação on-line certificada para fazer quando e como quiser

Conheça todas as potencialidades que os Percursos Formativos, no Portal Escrevendo o Futuro, oferecem para professores de Língua Portuguesa

Por Stephanie Kim Abe

Buscar novos materiais virtuais, reinventar as práticas, aprender novas tecnologias, responder dúvidas de alunos por aplicativo e ainda gerenciar o tempo para não ser consumido somente pelo seu trabalho. Não é à toa que muitos educadores têm procurado cursos on-line, gratuitos e bem estruturados, que podem ajudá-los a enfrentar esses desafios e aprimorar a sua formação. Porém, onde encaixar mais essa tarefa em meio a tantas outras?

Para os educadores de Língua Portuguesa, a ferramenta Percursos Formativos pode preencher todas essas expectativas.

Esdras Soares. Foto: Acervo CENPEC Educação.

Nos Percursos Formativos, o professor pode organizar a sua própria formação. Ele seleciona os conteúdos que fazem mais sentido para ele naquele momento, sejam teóricos ou práticos, e os organiza de acordo com os seus interesses, necessidades e disponibilidade de tempo. E quem cumpre todos os requisitos consegue uma certificação de 8 horas. É um ótimo apoio para os professores nesses tempos difíceis

Esdras Soares, da equipe do Programa Escrevendo o Futuro

Acesse os Percursos Formativos do Programa Escrevendo o Futuro


Como funciona

Os Percursos Formativos são uma ferramenta interativa encontrada no Portal Escrevendo o Futuro, voltada para formadores e professores de Língua Portuguesa majoritariamente do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Ele reúne diversos conteúdos do Portal e de outros sites relacionados, como artigos acadêmicos, entrevistas, depoimentos, jogos e vídeos. Essa série de conteúdos é organizada por eixos de aprendizagem da Língua Portuguesa (Leitura, Escrita e Oralidade) e em três categorias (Recursos didáticos, Contribuições teóricas e Orientações para prática).

Tela inicial dos Percursos Formativos

Dessa forma, os Percursos Formativos permitem que seus usuários encontrem mais facilmente os materiais que procuram no momento e trilhem seu próprio itinerário formativo.

“Se sou um professor que tem a necessidade de trabalhar a questão da leitura, eu vou entrar no eixo Leitura e me deparar com três possibilidades: Contribuições teóricas, Orientações para prática, e Recursos Didáticos. Como eu tenho um fundamento teórico bem fortalecido, por conta da minha trajetória, e o que eu quero são só dicas de atividades para fazer em sala de aula, como jogos, eu irei direto para Recursos Didáticos. Ao mesmo tempo, se a minha preocupação está em como passar o conteúdo para os meus alunos e o que eu procuro são dicas de como fazer isso, posso entrar direto em Orientações para prática, e de lá escolher os materiais adequados a partir dos três eixos de aprendizagem (Leitura, Oralidade e Escrita), exemplifica Esdras.

A nossa meta foi promover essa articulação entre a teoria e a prática, que sabemos ser um dos grandes desafios do mundo da educação

Esdras Soares, da equipe do Programa Escrevendo o Futuro

Certificado e demais potencialidades nos Percursos Formativos

Para aqueles que constroem a sua própria trajetória e se dedicam ao estudo reflexivo do planejamento de suas aulas, há a possibilidade de certificação de 8 horas. Os critérios a serem seguidos estão explicados na ferramenta, e incluem a leitura de um mínimo de materiais e a avaliação de um plano de aula. Com todos os requisitos completos, os educadores recebem automaticamente um certificado oficial do Programa Escrevendo o Futuro.

De acordo com Esdras, os Percursos Formativos são relevantes mesmo para quem já participou de um dos cinco cursos on-line disponibilizados pelo Portal. “Os conteúdos são complementares e diferentes. Nos Percursos, não há uma data limite de término. É uma autoformação livre”, diz.

Conheça os cursos on-line do Portal Escrevendo o Futuro

Além dos diferentes caminhos, a ferramenta traz outros recursos que potencializam o trabalho dos educadores e criam espaços de trocas entre eles. No campo Planeje seu trabalho, por exemplo, há um banco colaborativo de planos de aulas e pautas de formação para se trabalhar com professores ou alunos. A partir dessas experiências, os usuários podem criar os seus próprios planos de aula.

“É um recurso muito rico porque tem todos os campos necessários para o bom planejamento de uma aula: quantidade de aluno, quantidade de horas, espaço disponível, materiais que serão utilizados, quais os procedimentos e os recursos didáticos que vão apoiar a prática etc”, explica Esdras.


Atualizações constantes

A criação dos Percursos Formativos, em 2016, veio somar aos demais conteúdos disponibilizados no Portal, que se configura como um ambiente virtual de formação de professores e de divulgação das iniciativas do Programa Escrevendo o Futuro – que também organiza formações presenciais e a Olimpíada de Língua Portuguesa. O Programa é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC Educação.

Desde a sua criação, os Percursos Formativos já receberam diversas melhorias. Até o final do ano passado, as atualizações de conteúdo ocorriam semestralmente; este ano, passaram a acontecer mensalmente. Assim, professores que já trilharam o seu percurso no passado podem consultar a ferramenta novamente e continuar encontrando novos materiais para apoiar a sua prática e formação.


Veja também