Da crônica ao poema: textos premiados de estudantes ganham formato digital

-

Da crônica ao poema: textos premiados de estudantes ganham formato digital

Textos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa integram coleção Leia para uma Criança

Estudantes vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa (Itaú Social/CENPEC Educação/MEC) têm seus textos divulgados em e-books e integram a coleção Leia para uma Criança. As histórias e os poemas da série Kidsbook, que conta agora com 15 títulos, são assinados por autores como Conceição Evaristo, Fernando Veríssimo, Zeca Baleiro, entre outros. Todos estão disponíveis gratuitamente para leitura interativa. A coleção Leia para uma Criança é uma das iniciativas do Itaú Social voltadas à educação.

Os primeiros textos assinados por crianças a integrar a série são a crônica “A flor que chegou primeiro”, de Mayara de Aleluia Pereira, e o poema “Sovaco de cobra”, de  Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira, ambos premiados em 2016. Para ganhar formato digital, os textos foram adaptados pelo escritor Jessé Andarilho.

Apresentar seu cotidiano e suas visões de mundo por meio da escrita é o desafio dos estudantes que participam da Olimpíada de Língua Portuguesa. Divulgar essas produções tem como objetivo incentivar a formação dos novos leitores e escritores brasileiros e é um excelente recurso educacional para os professores e as professoras.

Saiba mais no Portal Escrevendo o Futuro.

Veja também

A voz dos jovens mineiros na escrita de seu território

Olimpíada de Língua Portuguesa celebra jovens poetas

Escrevendo o Futuro oferece cursos e materiais on-line