Cadernos PNAIC: ciências humanas no ciclo de alfabetização

-

Cadernos PNAIC: ciências humanas no ciclo de alfabetização

Caderno 9 do PNAIC reflete sobre o sentido de pensar o ensino das Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização

Qual o sentido de trabalhar conteúdos das ciências humanas no ciclo de alfabetização? O que e como ensinar esses conhecimentos para crianças que ainda não dominam a leitura e a escrita? Como avaliar suas aprendizagens? Essas são algumas das reflexões desenvolvidas no Caderno 9 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Segundo o Pnaic, o objetivo das ciências humanas, no ciclo de alfabetização, é apoiar a formação da identidade individual e social da criança, auxiliando-a a se compreender como sujeito que atua no mundo em determinado tempo e espaço.

Nessa perspectiva, tais conteúdos são representados pela história e geografia, em diálogo com conceitos de outras ciências. O ensino de história deve ser norteado pela constituição das identidades do sujeito e do pensar historicamente, e a geografia deve visar a compreensão do espaço socialmente construído e sua relação com a natureza e as culturas.

Acesse o Caderno 9 do PNAIC: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Caderno 9: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização. Brasília, 2015. (Coleção Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.)


Cadernos de formação Pnaic

Cadernos Pnaic
Cadernos Pnaic

Como parte integrante da formação de professores alfabetizadores, o Pnaic elaborou e distribuiu materiais voltados à reflexão sobre conceitos e práticas docentes no ciclo de alfabetização. Nessa missão, o MEC, responsável pelo programa, contou com a colaboração das redes públicas estaduais e municipais de ensino, assim como a parceria de universidades públicas de todo o país.

Realizado de 2012 a 2018, o Pnaic tinha como principal objetivo garantir que todas as crianças brasileiras até 8 anos (3o ano do ensino fundamental) fossem alfabetizadas plenamente. O programa de formação docente se desenvolveu em três etapas. Na primeira, de 2013 a 2014, os professores receberam formação em letramento; na segunda, de 2014 a 2015, em matemática; o terceiro ciclo, de 2015 a 2016, integrou as áreas de ciências humanas, artes e ciências da natureza, a fim de promover a educação integral das crianças.

Na elaboração do material de formação para o terceiro ciclo do programa (2015-2016), o MEC contou com a parceria com 33 universidades de todo o país. Pesquisadores e professores participaram como autores e leitores críticos dos textos que compõem esses Cadernos.


Veja também

Cadernos PNAIC: Alfabetização matemática

Integração das áreas do conhecimento na alfabetização

CENPEC Explica: Alfabetização em foco

Formação de alfabetizadores (entrevista com Claudia Vóvio)