Cadernos PNAIC: Alfabetização matemática

-

Cadernos PNAIC: Alfabetização matemática

Os Cadernos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Ministério da Educação (MEC), apoiam a formação continuada de professores alfabetizadores. O material entende a importância da boa preparação destes para acompanhar as transformações contemporâneas da sociedade e, especialmente, desenvolver uma boa alfabetização dos estudantes brasileiros. 

Pnaic e formação dos professores
Pnaic e formação de professores. Foto: MEC

Criado em 2012, o Pnaic tinha como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até 8 anos (3o ano do ensino fundamental) fossem alfabetizadas plenamente. Para isso, contemplava a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o País com base em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; gestão, controle social e mobilização.

Na primeira etapa do Pacto, de 2013 a 2014, os professores receberam formação em letramento; no segundo, de 2014 a 2015, em matemática; o terceiro ciclo, de 2015 a 2016, articulou as demais áreas do conhecimento, com o objetivo de promover a educação integral das crianças.

Acesse o Caderno de apresentação: alfabetização matemática na perspectiva do letramento


Alfabetização matemática

Os Cadernos de formação voltados à alfabetização matemática se filiam à educação matemática, área de pesquisa enraizada nas práticas de sala de aula. O objetivo é subsidiar os orientadores de estudo na formação continuada presencial de professores alfabetizadores, ampliando as discussões sobre a alfabetização matemática.

A alfabetização matemática na perspectiva do letramento, adotada pelo Pnaic, associa os conhecimentos matemáticos à leitura do mundo. Assim, vai além do ensino e aprendizagem focados na decodificação dos números e na resolução das quatro operações básicas.  

Jogos matemáticos
Neiva Passos, orientadora do Pnaic em São Mateus (ES). Foto: arquivo pessoal

O Caderno de apresentação, disponibilizado para download a seguir, explicita dois fundamentos para o trabalho pedagógico com as crianças da faixa etária contemplada: o papel do lúdico e do brincar e a necessidade de aproximação ao universo da criança, respeitando seus modos de pensar e na construção dos conhecimentos. Propõe reflexões sobre os conceitos e as habilidades matemáticas necessários para que a criança seja considerada alfabetizada dentro dessa perspectiva. Além disso, apresenta encaminhamentos metodológicos para o desenvolvimento dos direitos de aprendizagem em matemática no ciclo de alfabetização.

O material evidencia o papel central e ativo do professor alfabetizador. Muito mais do que um mero aplicador de métodos e técnicas em sala de aula, o docente deve ser tratado como um profissional em constante formação, não só na área de linguagem, mas em todos os campos do conhecimento que integrem o ciclo de alfabetização.


Cadernos de alfabetização matemática

Além da Apresentação, o Pnaic disponibilizou oito cadernos de formação em alfabetização matemática: dois cadernos de referência (um sobre educação inclusiva e outro sobre educação matemática no campo) e um caderno de jogos. Os materiais estão organizados da seguinte forma:

• Apresentação 

• Organização do trabalho pedagógico 

• Quantificação, registros e agrupamentos 

• Construção do sistema de numeração decimal 

• Operações na resolução de problemas

• Geometria

• Grandezas e medidas

• Educação estatística

• Saberes matemáticos e outros campos do saber

• Educação matemática no campo

• Educação matemática inclusiva

• Jogos na alfabetização matemática

• Encarte dos jogos na alfabetização matemática

*O Portal CENPEC Educação disponibilizará os demais cadernos ao longo do ano.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Apresentação: alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Brasília, 2014. (Coleção Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.)


Veja também

Jogo: Refresca a cuca

Oficina: Ler, interpretar e resolver problemas

Matemática e língua portuguesa: um início de conversa

Série: Alfabetização em foco