Os Cadernos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Ministério da Educação (MEC), apoiam a formação continuada de professores alfabetizadores. O material entende a importância da boa preparação destes para acompanhar as transformações contemporâneas da sociedade e, especialmente, desenvolver uma boa alfabetização dos estudantes brasileiros.
Pnaic e formação de professores. Foto: MEC
Criado em 2012, o Pnaic tinha como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até 8 anos (3o ano do ensino fundamental) fossem alfabetizadas plenamente. Para isso, contemplava a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o País com base em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; gestão, controle social e mobilização.
Na primeira etapa do Pacto, de 2013 a 2014, os professores receberam formação em letramento; no segundo, de 2014 a 2015, em matemática; o terceiro ciclo, de 2015 a 2016, articulou as demais áreas do conhecimento, com o objetivo de promover a educação integral das crianças.
Os Cadernos de formação voltados à alfabetização matemática se filiam à educação matemática, área de pesquisa enraizada nas práticas de sala de aula. O objetivo é subsidiar os orientadores de estudo na formação continuada presencial de professores alfabetizadores, ampliando as discussões sobre a alfabetização matemática.
A alfabetização matemática na perspectiva do letramento, adotada pelo Pnaic, associa os conhecimentos matemáticos à leitura do mundo. Assim, vai além do ensino e aprendizagem focados na decodificação dos números e na resolução das quatro operações básicas.
Neiva Passos, orientadora do Pnaic em São Mateus (ES). Foto: arquivo pessoal
O Caderno de apresentação, disponibilizado para download a seguir, explicita dois fundamentos para o trabalho pedagógico com as crianças da faixa etária contemplada: o papel do lúdico e do brincar e a necessidade de aproximação ao universo da criança, respeitando seus modos de pensar e na construção dos conhecimentos. Propõe reflexões sobre os conceitos e as habilidades matemáticas necessários para que a criança seja considerada alfabetizada dentro dessa perspectiva. Além disso, apresenta encaminhamentos metodológicos para o desenvolvimento dos direitos de aprendizagem em matemática no ciclo de alfabetização.
O material evidencia o papel central e ativo do professor alfabetizador. Muito mais do que um mero aplicador de métodos e técnicas em sala de aula, o docente deve ser tratado como um profissional em constante formação, não só na área de linguagem, mas em todos os campos do conhecimento que integrem o ciclo de alfabetização.
Cadernos de alfabetização matemática
Além da Apresentação, o Pnaic disponibilizou oito cadernos de formação em alfabetização matemática: dois cadernos de referência (um sobre educação inclusiva e outro sobre educação matemática no campo) e um caderno de jogos. Os materiais estão organizados da seguinte forma:
• Apresentação
• Organização do trabalho pedagógico
• Quantificação, registros e agrupamentos
• Construção do sistema de numeração decimal
• Operações na resolução de problemas
• Geometria
• Grandezas e medidas
• Educação estatística
• Saberes matemáticos e outros campos do saber
• Educação matemática no campo
• Educação matemática inclusiva
• Jogos na alfabetização matemática
• Encarte dos jogos na alfabetização matemática
*O Portal CENPEC Educação disponibilizará os demais cadernos ao longo do ano.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Apresentação: alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Brasília, 2014. (Coleção Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.)
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.