A formação inicial e continuada de professores voltados à alfabetização é um desafio para as universidades. Vários fatores influem nesse cenário: o tempo dedicado aos conteúdos no currículo dos cursos superiores de Pedagogia é um deles.
Segundo a professora da Unifesp Claudia Vóvio, há pouco tempo dedicado a questões de linguagem e ao sistema de escrita alfabética. “Para se tornar alfabetizador, é preciso conhecer os objetos de ensino”, ressalta a especialista em alfabetização, letramento e formação docente.
Na entrevista a seguir, gravada em junho de 2013, Claudia Vóvio reflete sobre a formação de alfabetizadores e suas especificidades. No primeiro bloco do bate-papo com o também pesquisador Antonio Gomes Batista, a professora discute as seguintes questões:
O que é alfabetização? O que é letramento? É possível alfabetizar letrando? Existe uma idade certa para alfabetizar? Que metodologias e estratégias podem ser adotadas para o ensino da língua escrita no início do Ensino Fundamental? E na Educação Infantil?
No segundo e último bloco, o foco é o ensino-aprendizagem da língua escrita:
Especificidades da alfabetização. Dicas de práticas de alfabetização e letramento que os educadores podem desenvolver em sala de aula.
Claudia Vóvio
Especialista em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), tem larga experiência na área de educação, com ênfase em: educação de jovens e adultos; alfabetização; letramento; formação de educadores e currículo. Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), colaboradora do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da ONG Ação Educativa e coautora do livro Viver, aprender: educação de jovens e adultos (vencedor do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em 2006, na categoria Material Didático).
O Portal CENPEC Educação salva o seu histórico de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de Termos de uso e política de privacidade
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.