Cadernos PNAIC: ciências humanas no ciclo de alfabetização

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Cadernos PNAIC: ciências humanas no ciclo de alfabetização

Caderno 9 do PNAIC reflete sobre o sentido de pensar o ensino das Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização
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Qual o sentido de trabalhar conteúdos das ciências humanas no ciclo de alfabetização? O que e como ensinar esses conhecimentos para crianças que ainda não dominam a leitura e a escrita? Como avaliar suas aprendizagens? Essas são algumas das reflexões desenvolvidas no Caderno 9 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Segundo o Pnaic, o objetivo das ciências humanas, no ciclo de alfabetização, é apoiar a formação da identidade individual e social da criança, auxiliando-a a se compreender como sujeito que atua no mundo em determinado tempo e espaço.

Nessa perspectiva, tais conteúdos são representados pela história e geografia, em diálogo com conceitos de outras ciências. O ensino de história deve ser norteado pela constituição das identidades do sujeito e do pensar historicamente, e a geografia deve visar a compreensão do espaço socialmente construído e sua relação com a natureza e as culturas.

Acesse o Caderno 9 do PNAIC: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Caderno 9: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização. Brasília, 2015. (Coleção Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.)


Cadernos de formação Pnaic

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Como parte integrante da formação de professores alfabetizadores, o Pnaic elaborou e distribuiu materiais voltados à reflexão sobre conceitos e práticas docentes no ciclo de alfabetização. Nessa missão, o MEC, responsável pelo programa, contou com a colaboração das redes públicas estaduais e municipais de ensino, assim como a parceria de universidades públicas de todo o país.

Realizado de 2012 a 2018, o Pnaic tinha como principal objetivo garantir que todas as crianças brasileiras até 8 anos (3o ano do ensino fundamental) fossem alfabetizadas plenamente. O programa de formação docente se desenvolveu em três etapas. Na primeira, de 2013 a 2014, os professores receberam formação em letramento; na segunda, de 2014 a 2015, em matemática; o terceiro ciclo, de 2015 a 2016, integrou as áreas de ciências humanas, artes e ciências da natureza, a fim de promover a educação integral das crianças.

Na elaboração do material de formação para o terceiro ciclo do programa (2015-2016), o MEC contou com a parceria com 33 universidades de todo o país. Pesquisadores e professores participaram como autores e leitores críticos dos textos que compõem esses Cadernos.


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