Tirando de Letra: brincando com letras, palavras e textos

-

Tirando de Letra: brincando com letras, palavras e textos

Vídeos explicam como atividades e práticas sociais como bingo, parlendas e outras brincadeiras contribuem para a alfabetização das crianças

Por Stephanie Kim Abe

“Agora é hora de estudar, não de brincar!”. Muitas crianças já ouviram essa fala – e muitos familiares já a proferiram. Mas será que estudar e brincar precisam sempre acontecer em momentos diferentes mesmo?

Pelo contrário. Principalmente na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, brincar é fundamental e traz muitas aprendizagens. 

Para quem está em processo de alfabetização, por exemplo, há muitas maneiras de incluir as letras, palavras e textos em brincadeiras. Por exemplo, um bingo, um stop/adedanha ou uma brincadeira de corda em que se recita o alfabeto. Nesse período, é muito importante que a criança esteja inserida em práticas reflexivas que despertem o interesse em ler e escrever.

Essas são algumas das dicas do vídeo de um minuto “Brincando com as letras”, da série Tirando de Letra:

Maria Alice Junqueira, coordenadora de projetos do Cenpec, explica que a alfabetização envolve diferentes aprendizados, entre eles, o aspecto linguístico:

Neste vídeo, tratamos da construção de conhecimentos grafofônicos, conforme explicitado na BNCC. Ou seja, mostramos como conhecer e brincar com as letras por meio de práticas sociais – como “Bingo”, por exemplo – pode ajudar a criança a ter uma referência para se arriscar a ler e escrever.”

Maria Alice Junqueira


Brincando com as letras e os textos

Também é importante brincar com palavras dentro e fora de diferentes gêneros orais e escritos – como as parlendas, trava-línguas, poemas etc. É o que explica, de forma sucinta, o vídeo “Brincando com as palavras e os textos”:

Maria Alice reforça que essas práticas proporcionam o contato com rimas e aliterações. “E despertam o interesse para os sons da fala, além de uma deliciosa aproximação com a poesia”, diz.

Tratamos, ainda, da relevância de se trabalhar com palavras estáveis, ou seja, aquelas que os pequenos já memorizaram e reconhecem, pois estas são importantes fontes de informação para novos conhecimentos. Outro ponto abordado é a contribuição de brincadeiras de montar e desmontar palavras, pois permitem compreender que uma mesma sílaba pode fazer parte de muitas e diferentes palavras.” 

Maria Alice Junqueira


Série de vídeos Tirando de Letra

As duas produções audiovisuais fazem parte da série Tirando de Letra, que busca trazer dicas simples e diretas a educadores(as) e familiares, fortalecendo essa ponte e esse vínculo criado entre escola-família durante a pandemia.

A série nasce da experiência da pandemia vivida em dois projetos do Cenpec: o  Letra Viva Alfabetiza e o Letra Móvel. O primeiro acontece em cinco municípios do Vale do Ribeira (SP) e tem como objetivo qualificar processos e práticas de alfabetização e letramento por meio de uma formação de rede. O segundo é uma iniciativa da Comunidade Cenpec em parceria com a Fundação Tide Setubal para apoiar crianças do 1o ano ensino fundamental de uma escola da periferia da capital paulistana por meio de chamadas de vídeo de WhatsApp durante a pandemia.

Ao todo, 16 pílulas serão publicadas no Portal Cenpec e nas redes sociais da organização. Algumas delas tratam de temas como organizar o espaço em casa para realizar as tarefas, ou como ajudar as crianças a estudar, e outras abordam conteúdos dos quatro eixos da BNCC Língua Portuguesa – anos iniciais – de maneira que as famílias também possam compreender. 

Veja todos os vídeos da série no YouTube do Cenpec


Receba e compartilhe pelo WhatsApp

A cada semana, dois novos vídeos estarão disponíveis. Como a ideia é permitir que eles cheguem bem longe, atingindo muitas(os) educadoras(es), coordenadoras(es) e familiares de crianças em alfabetização, também é possível receber os vídeos pelo celular. 

As videodicas são compartilhadas pelo grupo “Vídeos Tirando de Letra”, no WhatsApp, criado exclusivamente para compartilhar os vídeos da coleção. Para isso, basta responder ao formulário a seguir, informando que deseja participar, e você receberá acesso ao grupo.

Acesse o formulário

Você também pode acessar os vídeos no Telegram do Letra Viva.
Não tem Telegram? Saiba como baixar e acessar.


Veja também