Prêmio Itaú-Unicef em Rede planeja novas ações para 2019

-

Prêmio Itaú-Unicef em Rede planeja novas ações para 2019

Mobilizadores têm até 31/03 para preencher formulário. Acesso é gratuito e permite troca de experiências e conhecimentos
Prêmio Itaú-Unicef em Rede

Próximo de completar 1 ano de atividade, o Prêmio Itaú-Unicef em Rede inicia uma nova etapa no planejamento de suas ações: até este domingo, 31/03, mobilizadoras e mobilizadores têm sido convidados a responder a um formulário avaliando o primeiro ano de atuação da rede e apresentando sugestões para os próximos meses.

Lançado em 16/05/2018, o Prêmio Itaú-Unicef em Rede é uma estratégia que credencia com selo oficial do Prêmio atores e instituições que mobilizam ações em torno da causa da infância e da juventude em suas redes e territórios.

Conhecimento e mobilização

A proposta da rede de mobilização é ampliar essas ações em defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens e estimular o intercâmbio de informações, contribuindo para fortalecer laços de solidariedade e criando uma fonte de conhecimento e referência na temática da infância e juventude.

A rede funciona como um grupo público no Facebook do Prêmio Itaú-Unicef que, até o momento, já conta com quase 800 membros de praticamente todos os estados do País. Não há critérios prévios de seleção para entrar no grupo: qualquer interessado em promover ações com as temáticas sugeridas pode ingressar e buscar o credenciamento do selo, tenha participado ou não das edições do Prêmio.

No ambiente, os participantes – que são chamados de mobilizadores – têm acesso a notícias, vídeos, oficinas e outros conteúdos e são estimulados a interagir e realizar desafios para receberem o Selo Mobilizador do Prêmio Itaú-Unicef. 

“Além de ser uma oportunidade de dar visibilidade aos trabalhos realizados, uma grande vantagem de participar é o intercâmbio que acontece entre os participantes, fortalecendo a causa e as ações de cada um. Essas trocas, além do materiais que disponibilizamos, engajam os participantes e promovem o debate no ambiente virtual e nos territórios”, explica Mariana Cetra, da equipe técnica do CENPEC, instituição responsável pela coordenação técnica do Prêmio.

Desafios e soluções em vídeo

Um dos destaques do Prêmio Itaú-Unicef em Rede tem sido a série de vídeos destinada a retratar os desafios de quem luta pela educação integral no País. De um total planejado de quatro produções, três já foram veiculadas – a última em fevereiro/2019 –, e a quarta será lançada em breve.

A série foi construída a partir do levantamento de temas trazidos de forma recorrente pelas próprias organizações da sociedade civil (OSCs) participantes do Prêmio. “O objetivo da série é discutir os novos temas que encontramos na realidade social e também as novas estratégias e soluções”, diz Mariana Cetra, que também apresenta os vídeos.

Desigualdade social e econômica; diversidade humana; e territórios foram os temas abordados nos primeiros vídeos. Assista abaixo.

1. Desigualdades

2. Diversidade humana

3. Território