Desafio Inova Escola atinge mais de 4,2 mil educadores

-

Desafio Inova Escola atinge mais de 4,2 mil educadores

Imprimir

Por Suzana Camargo e João Marinho

Um balanço preliminar do Desafio Inova Escola revela que 8.624 educadores, de todas as unidades da federação (estados e Distrito Federal), se inscreveram no site da premiação. Desses, 4.241 constituíram equipes e agora participam efetivamente do Desafio, em um total de 1.250 equipes cadastradas.

“Os números são expressivos e (…) é interessante enfatizar que o desenvolvimento dos estudantes nas competências para o século XXI, que são os objetivos do Desafio Inova Escola, atraiu o interesse de milhares de educadores”, observa Giselle Rocha, técnica de projetos no CENPEC Educação.

O Desafio convida educadores que atuam em escolas públicas e privadas – docentes ou não – a identificar oportunidades ou necessidades de transformação dentro de sua unidade de ensino. Os educadores são, então, orientados a construir um projeto de inovação educativa por meio de uma trilha formativa on-line e colaborativa.

“Acreditamos que a construção colaborativa é a melhor forma de implantar novos conceitos na educação (…). Todo o planejamento do Desafio Inova Escola foi uma construção coletiva: ouvimos especialistas, técnicos e escolas (…). Isso faz dele um prêmio ainda mais completo e especial”, explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Os melhores planos serão reconhecidos por meio de premiações regionais e nacionais. Os finalistas recebem, entre outros prêmios, assessoria técnica e apoio financeiro no valor de R$ 10 mil para colocar em prática, em 2020, o plano desenvolvido ao longo do Desafio.

A iniciativa é promovida pelo Programa ProFuturo, em comemoração aos 20 anos de atuação da Fundação Telefônica Vivo no Brasil, e conta com a coordenação técnica do CENPEC Educação.

O Desafio Inova Escola em números

Infográfico com os principais dados quantitativos do Desafio Inova Escola.
Clique para ampliar.

Leia a reportagem completa no site oficial do Desafio Inova Escola