-
Desafios e aprendizagens em um ano de pandemia
#EducacaoNaPandemia Confira duas pesquisas sobre o cenário da pandemia e escolas fechadas e compartilhe conosco a sua experiência neste último ano
- Tamara Castro
Por Stephanie Kim Abe
Completamos, neste mês de março, um ano desde que as escolas foram fechadas e as aulas foram suspensas em todos os estados do país. Desde então, houve movimentos de retorno presencial em algumas redes municipais e estaduais, em diferentes momentos a partir do segundo semestre de 2020. Muita coisa aconteceu e ainda está acontecendo, já que a pandemia, infelizmente, está longe de acabar.
Para entender um pouco melhor como esse cenário tem afetado o direito à Educação, muitas pesquisas e levantamentos têm sido realizados, por diferentes organizações, olhando para o impacto das medidas de isolamento social em diferentes atores escolares (professores, estudantes, familiares etc). Em julho de 2020, noticiamos os resultados de seis dessas pesquisas.
Uma das mais recentes é a “Volta às Aulas 2021“, realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o Unicef e o Itaú Social. O estudo ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2021 e teve a participação de 3.672 redes – o que representa 2 em cada 3 redes municipais de educação e cobre cerca de 2/3 dos estudantes das redes municipais do país. O objetivo foi entender como as Secretarias se organizaram durante o ano letivo de 2020, quais as dificuldades enfrentadas e estratégias adotadas, e como elas têm se planejado para este ano.
Nós do CENPEC Educação temos acompanhado de perto os diversos aspectos que envolvem o debate sobre a educação no contexto de pandemia: dos desafios de gestores(as) e educadores(as) aos impactos nos(as) estudantes; da importância do acolhimento aos limites do ensino remoto; das orientações e protocolos sanitários à necessidade de busca ativa.
O intuito é divulgar materiais formativos e informativos que colaborem para a garantia do direito à educação de todos(as) os(as) estudantes e para a redução das desigualdades educacionais em nosso país.
Confira todos os conteúdos em #EducacaoNaPandemia
A maioria das redes consultadas manteve apenas atividades pedagógicas não presenciais em 2020 (91,9%), sendo que 94,7% declarou ter feito um monitoramento dessas atividades. Ao analisar como elas foram realizadas, o estudo mostra a clara prevalência dos materiais impressos e das orientações por WhatsApp.
A pesquisa ainda compara esses dados com os de levantamentos realizados em períodos anteriores. Em maio/junho de 2020, 43% das redes municipais apontavam os materiais impressos como parte da estratégia. Em agosto de 2020, este percentual já atingia os mesmos 95% que aparecem no estudo atual.
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação comenta:
No início da pandemia, se imaginou que pudessem ser oferecidas atividades com o uso de plataformas digitais de aprendizagem, e a gente viu que não foi isso o que aconteceu. Esse dado comprova uma questão perigosa e uma das lições aprendidas nessa pandemia que é o desafio imenso de acesso que compromete o ensino remoto.”
Anna Helena Altenfelder
As diferenças no enfrentamento dos desafios impostos pelo fechamento das escolas são evidenciadas na pesquisa conforme o tamanho da rede. Nos municípios maiores (com mais de 100 mil habitantes), os dados mostram que há maior uso de aplicativos e plataformas pedagógicas (como Zoom e Microsoft Teams) e maior oferta de formação docente relacionada à Covid-19. São também o maior grupo entre as cerca de 70% das redes respondentes que concluíram o ano letivo de 2020 até dezembro do ano passado.
Sobre as formações oferecidas aos(às) profissionais de educação, que versam sobre temas diversos, vê-se um foco especial na segurança sanitária e nas tecnologias para a educação não presencial.
É interessante notar a prioridade também ao acolhimento – tema que, para Anna Helena Altenfender, precisa ser mais olhado pelo Estado:
O CENPEC tem defendido muito um apoio em cascata, que começaria lá de cima. O Ministério da Educação precisaria apoiar estados e municípios, para que as Secretarias possam apoiar as suas escolas, e as escolas possam apoiar os seus professores, que então apoiariam os alunos. As pessoas estão bastante fragilizadas, então esse suporte parte desde a questão do acolhimento emocional/afetivo até o apoio pedagógico que o professor precisa para atuar em sala de aula, com alunos que voltarão em diferentes estágios de desenvolvimento de aprendizado.”
Anna Helena Altenfelder
Saiba mais sobre como realizar o acolhimento em cascata.
Mesmo após um ano de ensino remoto, o acesso à internet e a infraestrutura escolar são ainda as maiores dificuldades enfrentadas pelas redes de ensino, que estão começando o ano letivo de 2021.
Sobre o ano letivo de 2021, 63,3% das secretarias consultadas pretendiam retomar as aulas ainda na forma não presencial, sendo que em 59,6% delas os protocolos de segurança ainda seguem em processo de discussão. Quando o assunto são os protocolos pedagógicos para a volta às aulas presenciais, a discussão ainda acontece em 70,4% das redes.
Acesse a pesquisa “Volta às Aulas 2021” na íntegra.
No informe “Retratos da Educação no Contexto da Pandemia do Coronavírus: um olhar sobre múltiplas desigualdades”, realizado em outubro de 2020, temos uma análise de cinco estudos sobre o ensino no país.
Fruto da parceria entre a Rede Conhecimento Social, as Fundações Carlos Chagas, Lemann, Roberto Marinho, Iede, Instituto Península e Itaú Social, a produção foca em aspectos do ensino remoto com relação à oferta, ao acesso, ao desenvolvimento e o aprendizado, à (des)continuidade das trajetórias escolares, e aos seus legados, e enfatiza que:
Os estudos realizados sobre o período de suspensão das aulas presenciais trouxeram indicações inquietantes: a desigualdade nas condições de oferta educacional, de acesso e realização das atividades propostas nesse período de suspensão das aulas presenciais implica riscos de tornar o processo educacional não mais apenas um reflexo da desigualdade existente ‘lá fora’ e sim, ele próprio, um fator que pode acirrar tais desigualdades.”
Retratos da Educação no Contexto da Pandemia do Coronavírus: um olhar sobre múltiplas desigualdades, 2020
As desigualdades de acesso estão evidentes, por exemplo, nos dados do terceiro levantamento realizado pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures junto a familiares de estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública. A proporção dos que informaram ter um aparelho celular com acesso à internet nas regiões Sul (62%) e Sudeste (58%) foi quase o dobro daquela daqueles na região Norte (32%).
Além disso, enquanto 98% dos estudantes com renda familiar superior a cinco salários-mínimos informaram que tinham acesso a computadores ou notebooks com acesso à internet para seu próprio uso, essa proporção caiu para 74% para estudantes com renda entre 2 e 5 salários-mínimos e não passou de 30% nas famílias com renda de até 2 salários mínimos, faixa de renda que concentra a maior parte dos estudantes da rede pública.
Nesse estudo, chama atenção a dificuldade dos(as) docentes para manter o engajamento dos(as) alunos(as) – que é maior entre os(as) professores(as) do ensino médio (78%) e vai diminuindo conforme a etapa de ensino (71% nos anos finais do ensino fundamental, 60% nos anos iniciais e 56% na educação infantil).
Isso se revela na questão do desenvolvimento e aprendizado: a análise revela que 48% dos professores acreditam que menos da metade dos(das) estudantes aprendeu o esperado. Para Anna Helena, esse é um ponto que precisa ser mais explorado pelas pesquisas:
Esses estudos são muito relevantes, porque nos ajudam a compreender a realidade e este fenômeno muito complexo que estamos vivendo. Mas eles mesmos deixam perguntas importantes que precisam ser aprofundadas. A gente sabe que, para aprender, é preciso ter experiências educativas em quantidade e qualidade suficientes. E nós já sabemos que a pandemia afetou tanto a quantidade quanto a qualidade – e de maneira desigual.”
Anna Helena Altenfelder
Nesse contexto, complementa Anna Helena, algumas investigações são fundamentais:
Do ponto de vista pedagógico, quais os reais efeitos na aprendizagem dos alunos? O que acontece com as crianças que passam um ano e meio, dois anos sem frequentar a escola? Como isso afeta as crianças, de condições diferentes (econômicas, sociais e territoriais), e como isso acirra as desigualdades? Quais práticas pedagógicas as secretarias municipais e estaduais de educação desenvolveram que puderam ajudar mais esses alunos?”
Anna Helena Altenfelder
Veja mais sobre os impactos da pandemia no enfrentamento da cultura do fracasso escolar
Por trás das estatísticas, há sempre histórias e pessoas reais, e o Cenpec Educação preza muito em ouvir e dar voz aos(às) profissionais de educação e à comunidade escolar em geral sobre este assunto em que são diretamente afetados(as).
É muito importante entender o que acontece no nível do chão da escola, o quanto a pandemia está afetando os(as) professores(as) e os(as) gestores(as) no seu dia a dia. Tanto do ponto de vista do desenvolvimento profissional possível como das suas limitações. Precisamos compreender e discutir o fenômeno do ensino aprendizado com esses atores envolvidos.”
Anna Helena. Altenfelder
Por isso, convidamos todos(as) a compartilhar suas experiências, opiniões e aprendizagens. Queremos saber: neste um ano de pandemia e escolas fechadas, quais os principais desafios que vocês enfrentaram e ainda enfrentam? Quais aprendizados foram construídos? Compartilhe com a gente no espaço abaixo. Para participar, basta clicar sobre o + e escrever. Para sua privacidade, as postagens ficam anônimas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |