Aberta a votação do Júri popular: até 18/11!

-

Aberta a votação do Júri popular: até 18/11!

Assistas aos vídeos produzidos pelas equipes finalistas e participe da seleção dos três melhores projetos do RPA

Está aberta a votação para eleger os três projetos vencedores da 7a edição do Prêmio Respostas para o Amanhã (RPA) segundo o Júri popular. Até 18/11, os internautas podem escolher entre os 10 projetos finalistas deste programa que desafia estudantes e professores do ensino médio das redes públicas a desenvolverem, em equipe, soluções a problemas locais por meio experimentação científica e/ou tecnológica.

Para votar, é só acessar o site do RPA ou o aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download gratuito na Play Store. Lá é possível assistir aos vídeos elaborados pelas próprias equipes em que apresentam suas propostas. Os vídeos escolhidos podem ser de qualquer região e não há limite de vídeos ou votos.

Para Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil:

 Isabel Costa
Isabel Costa/Samsung

A votação popular é um ponto alto de uma iniciativa global da Samsung que tem como foco, exatamente, trazer soluções para demandas locais. Os projetos apresentados em 2020 mostram o poder transformador de ideias que trabalham educação e inovação de forma conjunta e comprovam o sucesso de um programa que consolida a visão da companhia na área de cidadania corporativa Together for Tomorrow! Enabling People!.”

Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora do Prêmio pelo CENPEC Educação, avalia:

na Cecília Chaves Arruda/CENPEC Educação
Ana Cecília Chaves Arruda/CENPEC Educação

O momento da votação pelo Júri popular é um estímulo para que as escolas finalistas mobilizem a população local para conhecer os projetos, aumentando as possibilidades de impacto naquele território. Afinal, fomentar essa troca com a comunidade contribui para a valorização da escola e do seu papel na produção de conhecimento e desenvolvimento local sustentável.”

O troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” será entregue às escolas das três equipes eleitas pelo público. Além disso, cada um dos estudantes envolvidos no projeto receberá um fone de ouvido Samsung Buds+. 

Os projetos finalistas também serão analisados por uma comissão avaliadora, formada por especialistas em educação e nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática e abordagem em STEM. Em 18/11, haverá a I Mostra Respostas para o Amanhã, em que as equipes apresentarão seus projetos para a comissão, que definirá os vencedores nacionais.


Anúncio dos vencedores

No dia 19/11, serão divulgados os vencedores desta edição do Prêmio, tanto pelo Júri popular quanto pela comissão avaliadora. O anúncio será feito em evento on-line, transmitido ao vivo das 11h às 12h pelos canais da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã no YouTube. Todos os resultados também serão divulgados no site do RPA.


Sobre o programa

Iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, com a coordenação técnica do CENPEC Educação, o Prêmio Respostas para o Amanhã é realizado no Brasil desde 2014 e já envolveu 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos.

O programa busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do ensino médio de escolas públicas. O Prêmio enfatiza a abordagem STEM, em que o ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, na Engenharia e na aplicação da Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta.

A iniciativa conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para mais informações, acesse o site.


Veja também