Respostas para o Amanhã divulga finalistas

-

Respostas para o Amanhã divulga finalistas

O Prêmio definiu 10 projetos que seguem no programa em 2020. Vencedores nacionais e eleitos pelo júri popular serão conhecidos em novembro.

Na última quarta-feira, 7/10, foram divulgados os 10 projetos finalistas da 7a edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, que desafia estudantes e professores das redes públicas a desenvolverem soluções sustentáveis e criativas para problemas locais por meio da experimentação científica tecnológica desenvolvida em grupo.

Iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, com a coordenação técnica do CENPEC Educação, o Prêmio é realizado no Brasil desde 2014 e já envolveu 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos.

O programa estimula o pensamento crítico e o olhar de protagonista nos estudantes, propondo a utilização, na prática, dos conhecimentos que integram a abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês), consolidando a visão global da Samsung na área de cidadania corporativa: ‘Together for Tomorrow! Enabling People.’”

Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“Ver essa quantidade de bons projetos nos enche de alegria e esperança, pois mostra que, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo momento que passamos, incluindo a suspensão das aulas presenciais, os professores e estudantes seguiram buscando se reinventar, inovar e fazer o que mais sabem: usar a criatividade, o conhecimento e as ciências para, juntos, transformar a realidade.”

Anna Helena Altenfelder, Diretora Executiva do CENPEC Educação.

Após um mês de troca de experiências e apoio técnico e pedagógico on-line por meio de mentorias e webinários organizados pelo RPA com o objetivo de promover o aprimoramento dos projetos e protótipos, os 20 semifinalistas foram avaliados por um Comitê de Especialistas, que selecionou os 10 finalistas em âmbito nacional, conforme critérios do regulamento. Destaca-se a presença da região Nordeste, representada por 8 projetos entre os finalistas, sendo 4 do Ceará, 3 de Pernambuco e 1 do Rio Grande do Norte. Os outros 2 projetos são de São Paulo e do Paraná.

“Esperamos que os projetos finalistas possam inspirar outras escolas a olhar os problemas cotidianos como objeto de aprendizagem”, almeja Anna Helena Altenfelder.


Confira os 10 projetos finalistas da 7ª edição do RPA

EEMTI Marconi Coelho Reis
BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes – Cascavel (CE)

EEM Ronaldo Caminha Barbosa
Revestimento de Sementes com Goma Sustentável – Cascavel (CE)

EE Tristão de Barros
Telha térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN – Currais Novos (RN)

IFCE – Campus Cratéus
Uso de quitosana como biocoagulante para tratamento de águas de alta turbidez – Cratéus (CE)

Escola Dario Gomes de Lima
Revestimento em ovos de granja a partir do amido do arroz vermelho – Flores (PE)

CAE Adroaldo Colombo
Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês – Palotina (PR)

IFPE – Campus Recife
Materiais a base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano – Recife (PE)

Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca
Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos – Ipojuca (PE)

EEEP Edson Queiroz
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar – Cascavel (CE)

IFSP – Campus Campinas
STEAM na prática: água tratada para todos – Campinas (SP)


Próximas etapas

Inscrição de Projetos

Os meses de outubro e novembro estão recheados de atividades para as equipes finalistas. De 7/10 a 9/11, cada uma deverá produzir e publicar no site do Prêmio um vídeo de até 3 min contando sobre o projeto. Além disso, elas receberão mentoria técnica on-line para apoiar a produção de modelos ou protótipos e participarão da I Mostra Respostas para o Amanhã, que acontecerá no dia 18/11.

Inscrição de Projetos

De 10 a 18/11, uma Comissão Avaliadora, formada por especialistas em educação e nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática e abordagem em STEM, fará a análise dos 10 finalistas e selecionará os 3 vencedores nacionais. Enquanto isso, de 12 a 18/11, estará aberta a votação do Júri Popular: os internautas escolherão, através do site do Respostas para o Amanhã, os 3 melhores entre os 10 vídeos finalistas. O resultado (Júri Popular e Vencedores Nacionais) será divulgado em 19/11 no site do Prêmio.


Mais sobre o programa

O Respostas para o Amanhã é uma iniciativa que busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. O Prêmio enfatiza a abordagem STEM, em que o ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, na Engenharia e na aplicação da Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta.

O programa conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para mais informações, acesse o site.


Veja também