Oficina: Meu primeiro emprego, meu primeiro salário

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Oficina: Meu primeiro emprego, meu primeiro salário

Como apoiar as(os) jovens a planejar seus gastos e usar seu salário no início da vida profissional e financeira? Autoria: Educação&Participação.
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O que é?

Exercício de planejar o orçamento pessoal.

Materiais

Planilhas para registro de entradas e saídas de dinheiro.

Finalidade

Aprender a planejar o uso do dinheiro, em função de um projeto de vida.

Expectativa

Construir uma planilha de entrada e de saída de dinheiro; discriminar em que é mais importante gastar o dinheiro.

Público

Jovens.

Espaço

Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.

Duração

2 encontros de 1h30 cada


Início de conversa

O orçamento é um instrumento de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos. Um bom planejamento exige saber aonde se quer chegar e estabelecer metas claras e objetivas, com base em um diagnóstico da situação atual.

Sol Corretora de Câmbio

Para termos esse diagnóstico, em se tratando de planejamento financeiro, é importante organizar e registrar toda a movimentação do dinheiro:

  • as receitas (renda);
  • as despesas (gastos);
  • os investimentos.

Esses registros permitirão avaliar a nossa vida financeira:

Orçamento familiar e conceito de poupança jovem triste decepcionado homem e  mulher esposa e marido em pé contando dinheiro financeiro e se sentindo  infeliz com a falta de ilustração vetorial de dinheiro |
  • Em que gastamos?
  • Com o que gastamos mais?
  • Nossos gastos são menores ou maiores que as receitas?
  • Temos o hábito de poupar?

Se as despesas forem menores que as receitas, ótimo, pois esse excedente pode ser poupado para uma emergência ou para a realização de projetos. Agora, se as despesas forem maiores que as receitas, é hora de parar para pensar em cortar alguns itens.

Com o tempo, o orçamento ajuda as pessoas a manterem as receitas maiores que as despesas. Esse é um dos objetivos básicos da boa gestão financeira pessoal.

Sol Corretora de Câmbio

Quando esse objetivo é atingido, deve-se cultivar o hábito de poupar regularmente. Aliás, ao se tornar uma pessoa superavitária, ou seja, que consegue fazer sobrar uma parte do dinheiro que ganha, a primeira coisa a fazer ao receber uma renda deve se separar parte dela para poupar antes mesmo de pagar qualquer despesa. A poupança deve ser encarada como um compromisso consigo mesma(o).


Na prática

Primeiro encontro: De onde vem e para onde vai meu dinheiro?


Faça um levantamento de quantas(os) jovens já se encontram ativas(os) no mercado de trabalho e quantos estão próximas(os) disso, como aprendizes.
Peça para que as(os) que já estão empregadas(os) falem sobre seus empregos:

  • Gostam? Sentem-se reconhecidos?
  • Acham que a remuneração é condizente com o trabalho realizado?
  • O que fazem com o salário?

Para os que ainda não estão no mercado de trabalho, peça que descrevam suas expectativas em relação aos futuros empregos:

  • Que tipo de emprego desejam? Em que área?
  • Quanto acham que podem conseguir de salário?
  • O que pretendem fazer com o salário que ganharão?

Para as(os) que já recebem salário, questione se já fazem orçamento, se registram o que ganham e o que gastam e por que fazem isso. Conte quantas(os) são as(os) que fazem esse registro em relação ao total das(os) que trabalham no grupo.

Se alguém disser que faz orçamento, peça para contar ao grupo como faz o registro e que demonstre com um esquema na lousa. Diga também para contar em que essa projeção a(o) está beneficiando.

Chame a atenção das(os) outras(os) participantes sobre essa fala e inicie uma conversa a respeito da importância do orçamento. Para que o dinheiro obtido com o trabalho não seja gasto em vão, é necessário que se tenha um controle efetivo das receitas (dinheiro que entra) e das despesas (dinheiro que sai), bem como nos organizarmos e definirmos o que tem de ser feito com esse dinheiro, de modo a atender às necessidades e realizar os projetos de vida, em menos tempo e a menor custo possível.

  • Será que sabemos quanto gastamos do nosso dinheiro, todo mês?
  • Temos ideia de como as despesas comportam-se?
  • Sabemos quais itens consomem a maior fração de nossa renda?
  • Quanto será que nós já pagamos de juros neste ano?
  • Costumamos planejar nossos gastos? E a poupança?

O controle e o planejamento financeiro, bem como a anotação de todas as receitas e despesas realizadas, ajudam a obter respostas para essas perguntas fundamentais.

O orçamento pessoal oferece uma oportunidade para avaliarmos e organizarmos nossa vida financeira e definirmos prioridades que impactam nossa vida. Ajuda também a identificar e entender nossos hábitos de consumo.

Um princípio a ser seguido na elaboração do orçamento é que as despesas não devem ser superiores às receitas. Mais do que isso, é prudente que as receitas superem as despesas para que se possa formar uma poupança suficiente para eventuais emergências e a realização de projetos futuros.

É interessante chamar a atenção, nesse momento, para a importância do investimento em estudos que oferecem oportunidade de crescimento como pessoa e o acesso a outras experiências de vida e de trabalho, mais enriquecedoras e melhor remuneradas e, por isso, deve ser prioridade. No momento de “aperto”, diminui-se o lazer, mas não os estudos.

Projete para eles o vídeo “Aprenda a controlar suas finanças pessoais e familiares”, a seguir. Nele, dois jovens (um homem e uma mulher) contam quando e como começaram a planejar seus gastos por meio de um orçamento simples.

Então, convide as(os) participantes a, em duplas, elaborarem um orçamento. Oriente que, de preferência as duplas sejam compostas por um(a) jovem que já tenha trabalho remunerado e outra(o) que ainda não tenha. Em primeiro lugar, eles vão relacionar tudo o que gastam e registrar os valores desses gastos.

Para facilitar, disponibilize às duplas uma tabela com alguns itens já relacionados como exemplo. O preenchimento será feito conforme utilizem ou não os itens ou elementos descritos.

Se eles não fizerem uso dos itens descritos, não devem preencher. Só devem preencher os itens que costumam consumir. É importante fazer uma adaptação dos itens abaixo, de acordo com a faixa etária, características regionais e condições socioeconômicas de seu grupo.

RELAÇÃO RECEITA E DESPESA

Itens de consumo Descrição dos itensValor dos itens descritos em reais
Moradiaaluguel
condomínio
luz
água
outros
Alimentaçãopadaria
supermercado
cantina
cafezinho
outros
Transporteônibus
metrô
outros
Estudoscursos
material
livros
outros
Saúdeconvênio médico
dentista
farmácia
outros
Comunicaçãotelefone fixo/celular
TV e internet
revistas e jornais
outros
Lazercinema
pizzaria
baladas
festas
saraus
outros
PoupançaPara projetos em curto, médio e longo prazo
Total de gastos

Segundo encontro: Das descobertas às ações

Agora, as duplas vão analisar a planilha dos gastos para verificar a adequação dos gastos às receitas. Para isso, preencherão os dados
do roteiro abaixo. Ajude as duplas a analisar a situação encontrada.

RECEITA : R$ …………………..
DESPESAS: R$ ………………….
Há equilíbrio entre a receita e a despesa?
A receita é maior que as despesas?
Há uma reserva para poupar?
A receita é menor que as despesas?
O que se pode cortar?
(Neste último item é importante colocar na balança o que é prioridade e o que não é, colocando-se numa ordem decrescente de importância os vários gastos feitos. Lembrar que os estudos devem ser preservados o mais possível.)

Encaminhada uma solução, as duplas preencherão nova ficha para o planejamento de gastos futuros, com base nos itens da primeira ficha (relação receita e despesa). Nessa nova ficha, elas devem registrar o que podem gastar, no máximo, em cada item, para não ultrapassar a receita e ainda deixar alguma reserva na poupança.

Após cerca de 45 minutos de trabalho e registro, abra a discussão e cada dupla exporá o diagnóstico que fizeram da relação de seus gastos e como encaminharam a planilha do orçamento futuro.


Hora de avaliar 

Organize a roda final para que avaliem a oficina. Peça que ponderem se as atividades foram uteis para que percebessem que planejar e controlar seu
dinheiro são importantes para se viver com mais tranquilidade e realizar projetos de futuro.

Pergunte, ainda, como foram as atitudes em relação às diferenças individuais:

  • Houve tolerância e respeito entre si?

Para ampliar 

Com a ajuda da(o) professora(or) de Matemática, as(os) estudantes poderão calcular as porcentagens de cada item da tabela dos gastos, em relação à receita geral, para afinar mais a percepção de seu orçamento. Assim, ficarão sabendo que porcentagem cada um desses itens consome do salário e quais itens consomem a maior parte de sua renda.


Referência


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