-
Oficina: Meu primeiro emprego, meu primeiro salário
Como apoiar as(os) jovens a planejar seus gastos e usar seu salário no início da vida profissional e financeira? Autoria: Educação&Participação.
- Tamara Castro
Exercício de planejar o orçamento pessoal.
Planilhas para registro de entradas e saídas de dinheiro.
Aprender a planejar o uso do dinheiro, em função de um projeto de vida.
Construir uma planilha de entrada e de saída de dinheiro; discriminar em que é mais importante gastar o dinheiro.
Jovens.
Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.
2 encontros de 1h30 cada
O orçamento é um instrumento de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos. Um bom planejamento exige saber aonde se quer chegar e estabelecer metas claras e objetivas, com base em um diagnóstico da situação atual.
Para termos esse diagnóstico, em se tratando de planejamento financeiro, é importante organizar e registrar toda a movimentação do dinheiro:
Esses registros permitirão avaliar a nossa vida financeira:
Se as despesas forem menores que as receitas, ótimo, pois esse excedente pode ser poupado para uma emergência ou para a realização de projetos. Agora, se as despesas forem maiores que as receitas, é hora de parar para pensar em cortar alguns itens.
Com o tempo, o orçamento ajuda as pessoas a manterem as receitas maiores que as despesas. Esse é um dos objetivos básicos da boa gestão financeira pessoal.
Quando esse objetivo é atingido, deve-se cultivar o hábito de poupar regularmente. Aliás, ao se tornar uma pessoa superavitária, ou seja, que consegue fazer sobrar uma parte do dinheiro que ganha, a primeira coisa a fazer ao receber uma renda deve se separar parte dela para poupar antes mesmo de pagar qualquer despesa. A poupança deve ser encarada como um compromisso consigo mesma(o).
Faça um levantamento de quantas(os) jovens já se encontram ativas(os) no mercado de trabalho e quantos estão próximas(os) disso, como aprendizes.
Peça para que as(os) que já estão empregadas(os) falem sobre seus empregos:
Para os que ainda não estão no mercado de trabalho, peça que descrevam suas expectativas em relação aos futuros empregos:
Para as(os) que já recebem salário, questione se já fazem orçamento, se registram o que ganham e o que gastam e por que fazem isso. Conte quantas(os) são as(os) que fazem esse registro em relação ao total das(os) que trabalham no grupo.
Chame a atenção das(os) outras(os) participantes sobre essa fala e inicie uma conversa a respeito da importância do orçamento. Para que o dinheiro obtido com o trabalho não seja gasto em vão, é necessário que se tenha um controle efetivo das receitas (dinheiro que entra) e das despesas (dinheiro que sai), bem como nos organizarmos e definirmos o que tem de ser feito com esse dinheiro, de modo a atender às necessidades e realizar os projetos de vida, em menos tempo e a menor custo possível.
O controle e o planejamento financeiro, bem como a anotação de todas as receitas e despesas realizadas, ajudam a obter respostas para essas perguntas fundamentais.
O orçamento pessoal oferece uma oportunidade para avaliarmos e organizarmos nossa vida financeira e definirmos prioridades que impactam nossa vida. Ajuda também a identificar e entender nossos hábitos de consumo.
Um princípio a ser seguido na elaboração do orçamento é que as despesas não devem ser superiores às receitas. Mais do que isso, é prudente que as receitas superem as despesas para que se possa formar uma poupança suficiente para eventuais emergências e a realização de projetos futuros.
É interessante chamar a atenção, nesse momento, para a importância do investimento em estudos que oferecem oportunidade de crescimento como pessoa e o acesso a outras experiências de vida e de trabalho, mais enriquecedoras e melhor remuneradas e, por isso, deve ser prioridade. No momento de “aperto”, diminui-se o lazer, mas não os estudos.
Projete para eles o vídeo “Aprenda a controlar suas finanças pessoais e familiares”, a seguir. Nele, dois jovens (um homem e uma mulher) contam quando e como começaram a planejar seus gastos por meio de um orçamento simples.
Então, convide as(os) participantes a, em duplas, elaborarem um orçamento. Oriente que, de preferência as duplas sejam compostas por um(a) jovem que já tenha trabalho remunerado e outra(o) que ainda não tenha. Em primeiro lugar, eles vão relacionar tudo o que gastam e registrar os valores desses gastos.
Para facilitar, disponibilize às duplas uma tabela com alguns itens já relacionados como exemplo. O preenchimento será feito conforme utilizem ou não os itens ou elementos descritos.
RELAÇÃO RECEITA E DESPESA
Itens de consumo | Descrição dos itens | Valor dos itens descritos em reais |
Moradia | aluguel condomínio luz água outros | |
Alimentação | padaria supermercado cantina cafezinho outros | |
Transporte | ônibus metrô outros | |
Estudos | cursos material livros outros | |
Saúde | convênio médico dentista farmácia outros | |
Comunicação | telefone fixo/celular TV e internet revistas e jornais outros | |
Lazer | cinema pizzaria baladas festas saraus outros | |
Poupança | Para projetos em curto, médio e longo prazo | |
Total de gastos |
Agora, as duplas vão analisar a planilha dos gastos para verificar a adequação dos gastos às receitas. Para isso, preencherão os dados
do roteiro abaixo. Ajude as duplas a analisar a situação encontrada.
RECEITA : R$ ………………….. DESPESAS: R$ …………………. Há equilíbrio entre a receita e a despesa? | |
A receita é maior que as despesas? | |
Há uma reserva para poupar? | |
A receita é menor que as despesas? | |
O que se pode cortar? (Neste último item é importante colocar na balança o que é prioridade e o que não é, colocando-se numa ordem decrescente de importância os vários gastos feitos. Lembrar que os estudos devem ser preservados o mais possível.) |
Encaminhada uma solução, as duplas preencherão nova ficha para o planejamento de gastos futuros, com base nos itens da primeira ficha (relação receita e despesa). Nessa nova ficha, elas devem registrar o que podem gastar, no máximo, em cada item, para não ultrapassar a receita e ainda deixar alguma reserva na poupança.
Após cerca de 45 minutos de trabalho e registro, abra a discussão e cada dupla exporá o diagnóstico que fizeram da relação de seus gastos e como encaminharam a planilha do orçamento futuro.
Organize a roda final para que avaliem a oficina. Peça que ponderem se as atividades foram uteis para que percebessem que planejar e controlar seu
dinheiro são importantes para se viver com mais tranquilidade e realizar projetos de futuro.
Pergunte, ainda, como foram as atitudes em relação às diferenças individuais:
Com a ajuda da(o) professora(or) de Matemática, as(os) estudantes poderão calcular as porcentagens de cada item da tabela dos gastos, em relação à receita geral, para afinar mais a percepção de seu orçamento. Assim, ficarão sabendo que porcentagem cada um desses itens consome do salário e quais itens consomem a maior parte de sua renda.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |