Leia com uma criança: inscrições para receber livros infantis

-

Leia com uma criança: inscrições para receber livros infantis

Secretarias municipais de educação e organizações da sociedade civil têm até o dia 02 de setembro para solicitar os kits literários, que serão distribuídos gratuitamente; saiba mais

Que tal ganhar um kit com dois livros de literatura infantil para cada criança matriculada ou atendida pelas escolas da sua rede ou pela sua organização? Essa distribuição gratuita é feita pelo programa Leia com uma criança, do Itaú Social.

O programa tem como objetivo incentivar a leitura de pessoas adultas para e com as crianças, no sentido de fortalecer vínculos e participar ativamente da educação desde a primeira infância. 

Para participar, secretarias municipais de educação e organizações da sociedade civil (OSCs) podem se inscrever no programa até às 18h do dia 02 de setembro. Serão enviados dois milhões de livros para crianças de todo o Brasil, sendo priorizadas as instituições em municípios mais vulneráveis. Vale ler o regulamento antes para conferir todos os detalhes. 


Conheça as obras distribuídas em 2022

Antes chamado Leia para uma criança, o programa acontece desde 2010 e já distribuiu cerca de 63,5 milhões de livros físicos gratuitamente. 

Este ano, as duas obras que compõem o kit literário valorizam histórias, pessoas e culturas negras e indígenas.

Capa do livro De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar

Um deles é De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar, da Companhia das Letrinhas, que traz em prosa poética danças e ritmos periféricos realizados por crianças e jovens.

Com ilustrações de Bruna Lubambo, o livro é escrito por Otávio Junior, escritor, contador de histórias e produtor teatral que ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro. 

Capa do livro A pescaria do curumim e outros poemas indígenas

O outro é A pescaria do curumim e outros poemas indígenas, da Editora Panda Books. São 12 poemas escritos por Tiago Hakiy, escritor descendente do povo Sateré Mawé, que versam sobre lembranças e afetos de uma infância em meio à natureza, como tomar banho de rio, subir no pé de goiabeira e pescar o almoço. As ilustrações são de Taísa Borges.

É possível saber mais sobre as obras no Mapa da Exploração, que ainda traz dicas de leitura. 

💡 Livros acessíveis

As instituições também poderão pedir livros em versões acessíveis, em braile e com fonte ampliada para crianças com deficiência visual. Outra opção são os títulos em formato audiovisual com múltiplos recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição

Os livros acessíveis possuem número limitado, portando as organizações que atendam a este público ou que realizem ações inclusivas terão prioridade.


Veja também