Livros audiovisuais acessíveis para ler com as crianças

-

Livros audiovisuais acessíveis para ler com as crianças

Por Stephanie Kim Abe

“Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque; ”O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado”, de Audrey e Don Wood; “Poeminhas da terra”, de Márcia Leite; e “Com que roupa irei para a festa do rei”, de Tino Freitas, são alguns dos livros infantis que estão disponíveis gratuitamente em formato audiovisual com múltiplos recursos de acessibilidade na plataforma do Itaú Social.

Os livros acessíveis fazem parte do Programa Leia com uma criança, em que estão disponíveis 20 títulos das diferentes edições do Programa, destinados a crianças com e sem deficiência, e seus responsáveis ou curadoras(es).

Cada livro possui faixas distintas, sendo possível encontrar uma com locução, Libras e audiodescrição poética; outra apenas com locução e Libras; e outra com locução, Libras, audiodescrição detalhada e Libras expandidas.

Capa do livro Poeminhas da terra, do Programa Leia para uma criança.

Há ainda uma faixa dedicada ao folheto, que traz dicas sobre a obra, sobre como ler com a criança e como contextualizar a leitura, e uma às(aos) autoras(es) e ficha técnica.

A produção, realizada em parceria com a organização Mais Diferenças, é bem feita e traz animações das ilustrações dos livros correspondentes. 

Os livros audiovisuais acessíveis estão disponíveis de forma gratuita e é preciso fazer um cadastro para acessá-los. 

Clique aqui para acessar todos os livros


Veja também