Escrevendo o Futuro: inscrições abertas para os cursos on-line autoformativos

-

Escrevendo o Futuro: inscrições abertas para os cursos on-line autoformativos

Professores(as) de Língua Portuguesa podem se inscrever nos cursos gratuitos “Avaliação Textual: análises e propostas”, “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” e “Nas tramas do texto: caminhos para reescrita”

Por Stephanie Kim Abe

Já estão abertas as inscrições para as novas turmas de três cursos on-line, gratuitos e autoformativos do Programa Escrevendo o Futuro: “Avaliação Textual: análises e propostas”, “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” e “Nas tramas do texto: caminhos para reescrita”.

Os cursos ocorrem de 21 de setembro a 07 de dezembro, e são voltados para professores e professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de todo o país. Educadores(as) de outras áreas interessados(as) na temática também podem se inscrever.

Saiba mais sobre os cursos e inscreva-se já

São oferecidas 2 mil vagas para cada um dos cursos, e as inscrições ficam abertas até que todas sejam preenchidas. É obrigatório ter cadastro no Portal Escrevendo o Futuro para se inscrever.


Conheça os cursos

Os três cursos foram elaborados a partir de demandas diretas de educadores(as), percebidas e coletadas pelo Programa Escrevendo o Futuro através de seus canais de comunicação, formações presenciais e durante a Olimpíada de Língua Portuguesa.

Por não terem mediação (autoformativos), são cursos muito dialógicos e construídos pensando em aliar reflexão teórica e prática na sala de aula. Todos dão certificação de 60 horas e incluem atividades como fóruns de discussão livres, avaliação e exercício de resposta automática.

Imagem do curso no Portal do Programa Escrevendo o Futuro.
Imagem do curso no Portal do Programa Escrevendo o Futuro

O curso “Avaliação Textual: análises e propostas” se estrutura em cinco módulos, e cada um deles aborda um gênero textual trabalhado na Olimpíada de Língua Portuguesa: Poema, Crônica, Memórias Literárias, Artigo de Opinião e Documentário. Os(as) professores(as) podem escolher quais módulos querem estudar ou realizar o curso na íntegra.

A partir do entendimento das principais características de cada gênero, o Avaliação Textual ajuda o professor a pensar como ler as produções dos seus alunos, tanto a partir do seu papel de leitor como de avaliador colaborador – porque a função do professor é apontar caminhos para o aprimoramento desses textos

Tereza Ruiz, técnica da equipe do Programa Escrevendo o Futuro.

Imagem do curso no Portal do Programa Escrevendo o Futuro.
Imagem do curso no Portal do Programa Escrevendo o Futuro

Assim como o curso anterior, o “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” também pode ser feito em módulos ou na íntegra. É composto por quatro unidades, que tratam de concepções de leitura, leitura como prática social, relação entre leitura e escrita etc.

Esse curso convoca muito a reflexão aliada à prática. Temos inclusive um baú virtual, onde o professor pode ir destacando e salvando as propostas de atividades que aparecem ao longo do curso e que ele acha mais interessante, para depois realizar as devidas adaptações para a sua sala de aula

Tereza Ruiz, técnica da equipe do Programa Escrevendo o Futuro.
Imagem do curso no Portal do Programa Escrevendo o Futuro.
Imagem do curso no Portal do Programa Escrevendo o Futuro

Já o “Nas tramas do texto: caminhos para reescritasó pode ser realizado na íntegra. Com uma construção linear, busca trabalhar o aprimoramento do texto, por um olhar discursivo e linguístico: como fazer o diagnóstico do texto, encontrar suas fragilidades e propor atividades para ajudar na sua melhoria. Entre os materiais, estão vídeos com práticas em sala de aula, comentários e textos de alunos a serem discutidos.


Qual curso escolher?

Como só é possível se inscrever em um por vez, os(as) interessados(as) devem escolher qual curso mais se adequa ao que procuram no momento.

Nós apostamos na autonomia do professor(a). Desejamos que ele(a) saiba identificar qual o conteúdo que lhe fará mais sentido no momento, optar pelo curso que responde melhor ao seu desejo ou necessidade e possa, assim, conduzir o seu processo de aprendizagem

Tereza Ruiz, técnica da equipe do Programa Escrevendo o Futuro.

Após a realização e a devida certificação no curso inscrito, o(a) professor(a) pode se inscrever em outro curso – caso ainda haja vagas disponíveis.

Para ajudar nessa escolha, os(as) interessados(as) também podem fazer o quiz disponibilizado no Portal Escrevendo o Futuro (clique sobre a imagem para acessar ao quiz):

Imagem do quiz do Programa Escrevendo o Futuro para quem tem dúvidas sobre qual dos cursos disponibilizados no Portal realizar.
O Programa Escrevendo o Futuro tem um quiz para quem tem dúvidas sobre qual dos cursos disponibilizados no Portal realizar; clique na imagem para acessá-lo

Veja também

Arte: Karine Oliveira