Educação sustentável no currículo

-

Educação sustentável no currículo

Iniciativa premia escolas que trabalham os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em sala de aula e comunidades

Em sua 3ª edição, o Prêmio Desafio 2030 – Escolas Transformando o Mundo é voltado para instituições de ensino público e escolas particulares do Brasil que trabalham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus currículos. A iniciativa é da rede Edukatu, do Instituto 5 Elementos, da Reconectta e da Virada Sustentável. O CENPEC Educação é parceiro do prêmio e neste ano participa também da banca de jurados.

Representado pela Nazira Arbache, assessora de relações institucionais; e Letícia Araújo, técnica da área de prêmios, o CENPEC Educação irá trabalhar junto com o Instituto 5 Elementos para selecionar os melhores projetos. A premiação ocorrerá no dia 22 de agosto na Unibes Cultural, em São Paulo.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da Agenda 2030, ano limite estipulado pela ONU para que os países envolvidos poem em prática um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e a prosperidade para as pessoas.

Foto: Agência Brasil / Divulgação

A escola fazendo parte da Agenda 2030

O Prêmio é destinado ao Ensino Básico. Concorrem os projetos que proponham ações transformadoras na realidade local das escolas e comunidades, dentro e fora da sala de aula. Entre os critérios de avaliação estão a quantidade de jovens envolvidos, o nível de protagonismo dos alunos, a interdisciplinaridade e a relação estabelecida com os 17 ODS.

Ao todo serão seis projetos premiados, nas categorias Educação Infantil,Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Técnico. No início de agosto (12) serão anunciados os finalistas e, na semana seguinte, os vencedores participarão de uma cerimônia de premiação.

Também apoiam a premiação a Comissão Estadual de São Paulo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Eccaplan, a Rede Nossa São Paulo, a SOS Mata Atlântica e a Ação Educativa

Para um futuro melhor, um presente sustentável

Na defesa do direito à educação, o CENPEC apoia entidades, promove ações, prêmios e projetos guiados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além do apoio à Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS, a institucional valoriza a igualdade de gênero, o combate à pobreza e às desigualdades e a sustentabilidade ambiental.

Nazira Arbache ressalta a importância das ODS para um mundo melhor.
Foto: Acervo CENPEC Educação

A assessora de Relações Institucionais do CENPEC Educação, Nazira Arbache, destaca que o desenvolvimento humano, o olhar para a educação, a igualdade de gênero, o meio ambiente e a equidade são importantíssimos para a geração atual e futura.

Além disso, Nazira ressalta que mesmo antes da ONU definir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as ações do CENPEC Educação já estavam em sintonia com a legislação, especialmente com os artigo 3º e o 205 da Constituição Brasileira de 1988 .

ARTIGO 3º
“Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:      
I –  construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II –  garantir o desenvolvimento nacional;
III –  erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”

ARTIGO 205
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Referência internacional, as ODS devem ser trabalhadas a nível local. Nazira explica que o CENPEC Educação realizou exatamente esse trabalho nos seus 32 anos de existência, agregando demandas internacionais à realidade brasileira, pensando localmente em como sanar problemas como, por exemplo, o acesso à uma educação de qualidade.

Para pensar uma outra condição e qualidade de vida é necessário desenvolver as pessoas para desenvolver o planeta.”

Nazira Arbache, assessora de relações institucionais.


Diretora de tecnologias educacionais do CENPEC Educação, Maria Amabile Mansutti destaca o compromisso com a educação integral e a diversidade em todos os projetos e prêmios da instituição. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável integrados no Prêmio Itaú UNICEF se estenderam para todos as ações da casa, visando a educação integral e a diversidade de raça, gênero, nível socioeconômico e deficiências” afirma Amabile ao explicar a relação do Objetivo 4 dos ODS com as atividades do CENPEC Educação.

Maria Amabile Mansutti no CENPEC Educação.
FOto: Acervo CENPEC Educação

Aliado à missão do CENPEC Educação de contribuir para a redução das desigualdades educacionais do País e garantir acesso, permanência e resultados de aprendizagem, os prêmios que o CENPEC Educação participa tem como princípio o ser humano em suas relações e interações durante a vida toda, explica Amabile. “O meio ambiente é onde vive e interage o ser humano” conclui.

Conheça o Prêmio Desafio 2030

Saiba mais