Educação e meio ambiente, equação de equidade

-

Educação e meio ambiente, equação de equidade

Frente Parlamentar Mista busca retomar e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU

Na terça-feira (28), a audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados debateu o texto para retomada da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Congresso Nacional.  

O termo foi assinado por cerca de 110 parlamentares. Entre eles, cinco senadores. O Grupo de Trabalho Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) passou a manhã fazendo visitas aos gabinetes para sensibilizar parlamentares.

Foto: GT Agenda 2030/Divulgação.

Além de Alessandra Nilo, coordenadora-geral da organização social Gestos e uma das cofacilitadoras do GT Agenda 2030, participaram como expositores da audiência pública: Claudio Fernandes, representante da Câmara Técnica Parcerias e Meios de Implementação da Comissão Nacional dos ODS; Laura Cury, da ACT Promoção da Saúde; Ana Carolina Querino, da ONU Mulheres ; Felipe Morgado, representante da Confederação Nacional da Indústria; Thiago Gehre, representante da Universidade de Brasília; e Welinton Pereira, da Visão Mundial.

Objetivos para um futuro promissor

Definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. O documento é composto por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

O CENPEC Educação apoia a criação da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS. Assessor de Relações Institucionais do CENPEC Educação, Gustavo Paiva ressalta que os ODS são uma referência para todas as ações e projeto da instituição.

O avanço na garantia do direito à educação contribui para as demais metas dos ODS e vice-versa.”

Gustavo Paiva

Paiva defende que os direitos humanos são interdependentes e não é possível contribuir para a garantia do direito à educação de qualidade para todos sem avançar em questões como igualdade de gênero, combate à pobreza, combate às desigualdades e a sustentabilidade ambiental.

Visando a contribuir para a redução das desigualdades na educação do País, o CENPEC Educação tem como missão produzir conhecimento e incidir nas políticas públicas da área e em sua articulação com os demais direitos. Confira a audiência na íntegra.