Frente Parlamentar faz aliança pela educação

-

Frente Parlamentar faz aliança pela educação

Frente Parlamentar Mista conta com participação da sociedade civil e visa aprimorar políticas públicas de educação

Lançada na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista de Educação defende políticas públicas de valorização das diversas modalidades de ensino no país. Formada por representantes da sociedade civil e mais de 250 parlamentares, a coalizão conta com a participação do CENPEC Educação como membro de seu Conselho Consultivo.

A aliança foi criada para aprimorar a legislação e acompanhar os órgãos públicos na formulação e execução de políticas educacionais. A coalizão visa guiar o debate parlamentar, além de trabalhar temas centrais da educação pública brasileira.

Com objetivo de melhorar a qualidade do ensino no país e com base em evidências reais, a Frente conta com o apoio técnico de um Conselho Consultivo. O CENPEC Educação atua no Conselho auxiliando nas diretrizes e no planejamento das comissões temáticas.

Membros do Conselho Consultivo e da Frente Parlamentar Mista da Educação.
Foto: Todos Pela Educação/Divulgação.

Além do CENPEC Educação, também compõem o Conselho o Conselho Nacional de Secretários (CONSED), a Fundação Lemann, a organização Todos Pela Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A Frente Parlamentar Mista da Educação

A Frente Parlamentar Mista da Educação abrange desde a
educação básica até o ensino superior. Presidida pela deputada federal e professora Dorinha Seabra Rezende, as reuniões acontecem quinzenalmente com a participação das entidades e poder público.

O financiamento da educação é uma de suas pautas prioritárias. A aliança de parlamentares buscará medidas para garantir a continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Subdividida em dez comissões, os comitês abordam desde a formação e valorização dos profissionais de educação até mesmo a educação especial, além da educação indígena e da comunidade tradicional. Aliada à sociedade civil, a Frente Parlamentar também se propõe a monitorar o planejamento e execução orçamentários do sistema educacional nos níveis municipais, estaduais e federais.

Além de articular atividades com entidades parceiras, a Frente vai promover debates, congressos, simpósios e diversos outros eventos para divulgar os resultados de suas ações pelo Brasil.

Saiba mais