Desafio Inova Escola divulga equipes vencedoras

-

Desafio Inova Escola divulga equipes vencedoras

Anúncio nas categorias Voto Popular e Destaques Nacionais acontece dia 13/11, no 4º Fórum de Inovação Educativa, em São Paulo

Por José Alves

Mais de 4 mil educadores, 1.250 equipes constituídas em escolas públicas e privadas, com representantes das cinco regiões brasileiras.

O Desafio Inova Escola, que uniu tantas pessoas em torno do mesmo desafio – criar colaborativamente um projeto de inovação que favoreça uma cultura inovadora em sua escola, além do desenvolvimento dos estudantes nas habilidades do século XXI –, entra agora em sua reta final.

No último fim de semana, o público pôde votar nos seus Destaques Regionais preferidos – e, nesta quarta-feira (13), os educadores vencedores, com as propostas mais significativas que concorrem nas categorias Voto Popular e Destaques Nacionais, serão anunciados durante o 4º Fórum de Inovação Educativa, em São Paulo (SP).

Os planos de inovação das equipes são frutos da participação ao longo dos cinco módulos que compõem a trilha formativa on-line e gratuita no ambiente virtual do Desafio Inova Escola.

As etapas do Desafio Inova Escola

Em seu período de inscrição, o Desafio engajou aproximadamente 4,4 mil educadores distribuídos por 1.250 equipes em todo o País que foram convidados a identificar uma oportunidade ou necessidade para transformação de suas escolas e trabalhar de maneira colaborativa para chegarem a soluções inovadoras para o desafio diagnosticado.

Ao final do processo formativo das equipes, ocorrido no ambiente virtual do Desafio Inova Escola, foram produzidos 335 planos de inovação que concorreram à etapa de Destaques Regionais.

Foram, então, escolhidas 25 equipes Destaques Regionais – cinco de cada região brasileira – que agora concorrem nas categorias Voto Popular e Destaques Nacionais.

Voto Popular

A votação aconteceu no ambiente virtual do Desafio Inova Escola entre os dias 8 e 11/11. As equipes dos 25 Destaques Regionais gravaram vídeos de apresentação de seus planos de inovação.

Serão eleitas as cinco equipes com mais votos, uma por região brasileira. As escolas que representam as equipes recebem um certificado impresso de reconhecimento pelo potencial de mobilização da comunidade escolar.

Destaques Nacionais

Uma comissão julgadora elegeu, entre os 25 Destaques Regionais, as cinco equipes consideradas Destaques Nacionais.

As escolas que representam essas equipes recebem, entre outras premiações, R$ 10 mil e assessoria técnica para implementação do plano de inovação em 2020.

Sobre o Desafio Inova Escola

Idealizado em comemoração aos 20 anos da Fundação Telefônica Vivo, o Desafio Inova Escola é uma iniciativa promovida pelo Programa ProFuturo, com coordenação técnica do CENPEC Educação.

É apoiado pela representação da UNESCO no Brasil, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Movimento de Inovação na Educação (MIE).

Visite o site do Desafio Inova Escola