70% dos municípios aderem à 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

-

70% dos municípios aderem à 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

3.877 municípios e mais de 59 mil professores(as) se inscreveram no concurso; veja o balanço e confira os próximos passos

Com as inscrições encerradas no dia 20 de maio, a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa teve a adesão de 3.877 municípios – cerca de 70% das cidades brasileiras, de todos os estados do país. Essa edição também conta com 59.177 professores(as) inscritos de quase 28 mil escolas participantes, sendo 72% delas da rede municipal. 

Em comparação com o ano de 2019, houve uma queda de 20%. Ainda assim, todos os municípios de Rondônia, Roraima, Alagoas, Rio Grande de Norte e Pernambuco aderiram ao concurso. Os estados do Nordeste e do Norte tiveram mais adesão, enquanto a diminuição no número de municípios participantes se concentrou nos três estados da região Sul e no Sudeste, especialmente em São Paulo e Minas Gerais.

Essa queda já era esperada devido aos inúmeros desafios provocados pela pandemia. Mas o balanço geral das inscrições mostra que há sim uma mobilização das secretarias, como comenta Maria Aparecida Laginestra, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro:

Maria Aparecida Laginestra
Foto: reprodução

Mesmo diante do cenário de insegurança causado pela crise sanitária, houve uma mobilização intensa das Secretarias de Educação municipais e estaduais e dos professores e professoras das escolas públicas do país. E os números conquistados, apesar da diferença quando cotejados com a série histórica de 2008 a 2019, revelam a confiança dos educadores no desenho da 7ª edição, que valoriza e ilumina o percurso desenvolvido pelo docente com sua turma de estudantes. Juntos, por meio do registro escrito e multimídia, vão nos contar o percurso das experiências construídas por muitas mãos.”

Maria Aparecida Laginestra

Acesse aqui o balanço completo das inscrições da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa


Próximos passos

Agora, os(as) professores(as) inscritos(as) podem começar as atividades da Olimpíada com a sua turma, acessando os materiais de apoio dos Cadernos Docentes e as ferramentas on-line e off-line que estão disponíveis no Portal Escrevendo o Futuro para auxiliar no ensino remoto. Todas essas orientações dos próximos passos a seguir estão no Portal.  

Tatiana Djrdjrjan, do Itaú Social, reforça a importância da participação dos(as) professores(as) e traz uma mensagem aos(às) participantes:

Tatiana Djrdjrjan
Foto: reprodução

Sabemos o quanto está sendo desafiador para cada um dos professores nesse momento poder pensar de que forma não aumentar as desigualdades no ensino. Gostaria de deixar para eles uma palavra de gratidão e também de muito incentivo. Por meio das sequências didáticas eles vão poder contar com um apoio para desenvolver um trabalho muito legal com suas turmas e seus alunos, para aprimorar ainda mais o ensino desses gêneros textuais que fazem parte da Olimpíada.”

Tatiana Djrdjrjan

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e o trabalho de professores(as) de escolas públicas de todo o Brasil. Iniciativa do Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec, o concurso acontece desde 2008 e faz parte do Programa Escrevendo o Futuro, que desenvolvem ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras.

Em sua 7ª edição, a Olimpíada traz o tema “O lugar onde vivo”, com novo foco e formato. Conheça as mudanças no vídeo abaixo:


Veja também

2 pensamentos sobre “70% dos municípios aderem à 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

    1. Boa tarde, Noelly, tudo bem?
      Caso tenha alguma dúvida, você pode enviar um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br. As mensagens serão respondidas em até 48 horas, nos dias úteis.

      Para dúvidas e informações sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa e o Programa Escrevendo o Futuro, envie uma mensagem no https://www.escrevendoofuturo.org.br/fale-conosco, detalhando o máximo possível a sua questão, ou ligue para 0800-7719310.

Deixe um comentário