Escrevendo o Futuro: 3 cursos gratuitos estão com inscrições abertas

-

Escrevendo o Futuro: 3 cursos gratuitos estão com inscrições abertas

Serão abertas 2 mil vagas para cada um dos três cursos, autoformativos e voltados a professores(as) de língua portuguesa

Por Stephanie Kim Abe

Nesta segunda-feira (dia 19/4), às 10h, serão abertas as inscrições para novas turmas de três cursos on-line e gratuitos do Programa Escrevendo o Futuro: “Avaliação Textual: análises e propostas”, “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” e “Nas tramas do texto”.

Os cursos são autoformativos – ou seja, sem mediação – e ocorrem de 19/4 a 5/7. Apesar de voltados para professores e professoras de língua portuguesa do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de todo o país, educadores(as) de outras áreas interessados(as) na temática também podem se inscrever. 

São oferecidas 2 mil vagas para cada um dos cursos, e as inscrições ficam abertas até que todas sejam preenchidas. É obrigatório ter cadastro no Portal Escrevendo o Futuro para se inscrever. 

Saiba mais sobre os cursos e cadastre-se já


Qual curso devo fazer?

Como só é possível fazer um curso por vez, o ideal é que os(as) professores(as) identifiquem as suas necessidades formativas do momento, para escolher aquele que melhor atende as suas demandas. Além disso, eles(as) precisam dedicar tempo para fazer uma formação de qualidade e concluir o curso com o qual se comprometeram. Todos dão certificação de 60 horas e incluem atividades como fóruns de discussão livres, avaliação e exercícios de resposta automática.

“Avaliação Textual: análises e propostas” se estrutura em cinco módulos, e cada um aborda um gênero textual trabalhado na Olimpíada: poema, crônica, memórias literárias, artigo de opinião e documentário. A ideia é promover a reflexão sobre as práticas avaliativas, com foco em cada um desses gêneros. Os(as) professores(as) podem escolher quais módulos querem estudar ou realizar o curso na íntegra. 

Assim como o curso anterior, “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” também pode ser feito em módulos ou na íntegra. É composto por quatro unidades, que oferecem reflexões teóricas e sugestões práticas para educadores e educadoras que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura na escola.

“Nas tramas do texto” só pode ser realizado na íntegra. Construído de forma linear, o curso proporciona a reflexão sobre questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção textual por meio da análise de produções escritas por jornalistas, escritores(as) e estudantes, e do aprofundamento conceitual nos conteúdos mobilizados na escrita e reescrita. 

Para ajudar nessa escolha, os(as) interessados(as) também podem fazer o quiz disponibilizado no Portal Escrevendo o Futuro.


Inscreva-se na 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa!

O Programa Escrevendo o Futuro, iniciativa do Itaú Social com coordenação técnica do CENPEC, tem como objetivo contribuir para a melhoria da leitura e da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Além dos cursos, ele promove também a Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontece desde 2008, reconhecendo o trabalho de professores(as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. 

As inscrições e as adesões para a sua 7ª edição estão abertas até 30/4 e podem ser feitas no Portal Escrevendo o Futuro. Entre as novidades deste ano, está o foco no coletivo e baseado no relato de prática dos professores, a ser realizado em conjunto com toda a turma.

Saiba tudo sobre a 7ª edição e faça sua inscrição aqui


Veja também