Ações em rede: escola, família, comunidade

-

Ações em rede: escola, família, comunidade

… a escola não opera sozinha, não dá conta de responder e
agir sozinha sobre os ganhos de aprendizagem que se esperam dela.”

Ações em Rede

A melhoria da educação depende de olhares e ações múltiplos, que envolvem diversas dimensões, setores, espaços e sujeitos. Entre estes, ganham destaque a comunidade e o território, como sujeito e espaço partícipes da coisa pública. Nesse sentido, é fundamental fortalecer o tecido social das comunidades, (re)construindo a confiança sobre as relações presentes nos territórios.

Com base nessas constatações, o caderno Ações em rede promove a reflexão e ação colaborativa entre escola, família e comunidade como caminho para a melhoria da educação pública e a efetivação do direito à aprendizagem para todos e todas.

CENPEC, FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN, Ações em rede: escola, família, comunidade. São Paulo, 2010.

Voltada a gestores de escolas, educadores e professores, bem como a técnicos do sistema público de ensino, a publicação mostra, por meio de relatos e experiências recolhidos em encontros de formação realizados
nos municípios paulistas de São Carlos, entre 2005 e 2007, e de Bebedouro, entre 2007 e 2009, a importância de envolver outros equipamentos sociais também estarem envolvidos na tarefa de atender às crianças e aos adolescentes.


Veja também

Publicação: A voz das famílias e a escola

Cadernos CENPEC: Escola, família e comunidade

Diálogos entre família e escola (entrevista com Susan Sheridan)