Escola, família e comunidade

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Escola, família e comunidade

CADERNOS CENPEC. Escola, família e comunidade, São Paulo, v. 4, n. 6, 2009

A relação entre a família e a escola tem sido objeto de debate tanto pela constatação de sua importância nos novos rumos da educação quanto pelas tensões provocadas sobre a definição de responsabilidades na educação das futuras gerações. 

Este Caderno traz relatos e reflexões que demonstram o desejo e as possibilidades de diálogo entre as duas instituições. Se construtivo e constante, esse diálogo pode provocar o arejamento das estruturas familiares e escolares, o sucesso escolar das crianças, a motivação dos professores e a efetiva participação dos pais na educação de seus filhos.

As reflexões e investigações presentes nesta publicação abordam o cotidiano das famílias dos alunos das escolas que vivem em áreas vulneráveis, com pouca oferta de serviços públicos e a preocupação diária com a sobrevivência e a segurança que afetam o progresso de seus filhos na escola e na vida. Nas pesquisas relatadas, também estão presentes as vozes dos professores e gestores escolares, seus desafios e as iniciativas para construir pontes entre esses dois mundos.

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Cadernos CENPEC. Escola, família e comunidade. São Paulo, v. 4, n. 6, 2009.
Disponível em:
http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/issue/view/3.
Acesso em: 20 set. 2019.


Família, território vulnerável e escolaridade

Pesquisas têm revelado a importância das famílias na escolaridade das crianças e jovens. Os estudos apresentados nestes Cadernos revelam que as famílias de camadas populares, contrariando o senso comum, atribuem valor à escolarização de seus filhos.

Famílias com vários arranjos e modos de funcionamento exigem da escola escuta, flexibilidade e criatividade na busca de referências político-pedagógicas que fortaleçam sua participação no percurso escolar dos filhos. Os textos desta publicação procuram mostrar que, quando as escolas se abrem para as demandas, as dificuldades e o potencial de seu território, conseguem encontrar possibilidades reais de interação com as famílias.


Cadernos CENPEC

Criada em 2006, a revista Cadernos CENPEC é destinada a pesquisadores e educadores, gestores e atores da sociedade civil organizada em favor da educação pública. Sua frequência é bianual. 

Em 2011, a revista passou a adotar o sistema de revisão por pares e tornou-se uma publicação on-line, com livre acesso, circulação e discussão de trabalhos publicados. 

O objetivo dos Cadernos CENPEC é fomentar a articulação entre ação educativa e pesquisa, por meio do debate de questões teóricas, resultados de estudos empíricos, bem como de princípios que orientem metodologias de intervenção na realidade educacional, no campo das políticas públicas, de programas ou de práticas educativas.