Brincando com arte on-line

-

Brincando com arte on-line

Jogos on-line e gratuitos da Pinacoteca de São Paulo são uma maneira lúdica e divertida de trabalhar com arte e conhecer as obras do acervo da instituição; saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

O museu de arte mais antigo da cidade de São Paulo está dando o que falar ultimamente, com a inauguração do seu novíssimo prédio Pina Contemporânea este sábado (dia 4), que se junta a outros dois edifícios do museu no centro da cidade. 

Além de visitar as exposições in loco, uma forma interessante e acessível a todas(os) de conhecer o seu rico acervo, que concentra cerca de 11 mil obras de arte de artistas brasileiras(os), é por meio do conteúdo digital disponível no site da Pinacoteca de São Paulo.

Além de tours virtuais, vídeos e áudios, há cinco jogos que permitem interagir com e conhecer melhor algumas dessas produções. 

🧩

O Mestiço (1934), de Cândido Portinari, é uma das icônicas obras que estão presentes no jogo Retrato Esquisito, em que as(os) usuárias(os) organizam cada parte do rosto para compor uma das obras do museu. 

Ele também aparece como um dos detalhes de diferentes produções a serem encontrados no jogo Onde está?, assim como alguns elementos da obra Feitiço para salvar a Raposa Serra do Sol (1979), de Jaider Esbell. 

Há referências a esculturas e pinturas de diferentes épocas também no jogo Quebra-cabeça e no Jogo da Memória. Os jogos têm níveis, que vão do mais fácil (Moleza) ao mais difícil (Racha cuca).

Já em Minha obra, é possível pegar esses elementos diversos e compor a sua própria produção artística.

Por fim, é possível baixar também gratuitamente o Pina Almanaque, um livrinho com 11 atividades educativas que traz mais informações sobre diferentes obras, e que pode ser impresso em casa. 

Clique aqui para acessar todos os jogos da Pinacoteca


Veja também